Topo

Osteoporose: endocrinologista desvenda mitos e verdades sobre a doença

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina, bem-estar e saúde em geral! Osteoporose: endocrinologista desvenda mitos e verdades...
Publicidade
Comente

A osteoporose é uma doença muito grave que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro. Mas assim como acontece com muitos problemas, nem tudo o que a maioria das pessoas afirmam realmente pode ser verdade. Confira o que pode ser verdade e mentira na doença.

mitos-sobre-osteoporose

Quem possui Osteoporose corre muitos riscos de sofrer fraturas?

Sim, este realmente pode ser confirmado como o maior problema que as pessoas que possuem a doença enfrentam. Isso porque a osteoporose tira o cálcio dos ossos, e assim ele vai perdendo a força. Uma queda que normalmente poderia significar apenas um machucado superficial para uma pessoa que não sofre do problema, pode significar um osso quebrado. Além disso, as pessoas que sofrem com este problema tendem a demorar bem mais para conseguirem se recuperar.

A Osteoporose é uma doença que se instala silenciosamente?

Publicidade

Sim, realmente é uma doença que chega sem apresentar nenhum sintoma que pode ser percebido facilmente pelas pessoas. Somente quando ela acaba tendo algum problema relacionado ao seu osso é que ela poderá saber que já sofre do problema, mas neste caso, os ossos já estão com dificuldade de absorver o cálcio, o que facilita muito as fraturas.

Esta é uma doença que pode ser considerada hereditária?

Na verdade os pesquisadores ainda não podem afirmar isso com certeza. Existem alguns estudos que mostram que pessoas que possuem casos na família também podem ser mais propensas a ter osteoporose, mas ainda não se sabe se este é um fator decisivo. Além disso, os médicos identificaram que os hábitos alimentares errados e problemas de inatividade podem ser mais decisivos no surgimento da doença. Apesar disso, existem algumas correntes que pensam o contrário, a partir do momento que eles conseguiram identificar que a capacidade de absorção do cálcio a partir da vitamina D é genético, e esta é uma das grandes causas do surgimento da Osteoporose.

A Osteoporose pode ser prevenida desde a infância?

Sim, os pais já podem ajudar os seus filhos para que eles tenham alguns hábitos que podem dificultar o surgimento da doença quando eles forem mais velhos. Para isso, basta oferecer uma dieta balanceada para as crianças e também incentivar, com moderação, a exposição dos pequenos ao sol. Os médicos dizem que bastam apenas 15 minutos sem protetor solar, podendo ser nos horários onde o sol está mais fraco.

A osteoporose causa dores?

Publicidade

Este é uma afirmação muito comum, mas totalmente falsa. Os médicos alertam que o problema em si não causa qualquer tipo de dor. A dor só vai aparece quando a pessoa tiver alguma fratura ou rompimento do osso. Além disso, a osteoporose também pode causar problemas como fraturas na coluna, e isso pode levar a dores quando a pessoa caminha ou fica muito tempo sentada ou deitada.

Quem não toma leite vai sofrer com a osteoporose?

Na verdade esta é outra afirmação, se não falsa, no mínimo incompleta. Para que as pessoas evitem o problema elas precisam ingerir cálcio entre 800 e 1.200 mg por dia, dependendo da condição. O leite é uma importante fonte de cálcio, mas não é o único alimento. Existem outros laticínios, como queijos e iogurtes, que também possuem alta concentração de cálcio.

A Osteoporose tem cura?

Infelizmente não. Ela não pode ser totalmente curada. Mas ela pode ser tratada e as pessoas que possuem a doença podem levar uma vida normal. O tratamento é composto por algumas mudanças na rotina e também com medicamentos. Médicos afirmam que com o devido tratamento a doença pode regredir para outro estágio, chamado Osteopenia, uma forma mais branda de perda de massa óssea.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: