Topo

Os mitos relacionados à saúde em pleno século XI

Publicidade
Comente

O ser humano, por natureza, é um ser que carrega consigo inúmeras crenças que, na maioria das vezes, foram passadas de geração em geração e que devido à falta de informações de outrora, não eram contestadas para saber a que ponto são verdadeiras essas crenças, assim sendo daí resultam aquilo que chama-se de “mito”, ou seja, uma informação que se propagou ao longo do tempo mas que na verdade são infundadas ou até mesmo inverdades.

Na área da saúde, como em qualquer outra área, esses mitos, ainda em pleno século XI, estão presentes na sociedade e é importante que sejam desfeitos o quanto antes, sob pena de que algumas pessoas padeçam devido à falta de conhecimento.

Veja os mitos relacionados à saúde em pleno século XI

Beterraba é bom para anemia infantil

Essa é uma das mais populares frases ditas em conversas entre pais de crianças quando o assunto é anemia que, devido à velha mania de recomendar a outros aquilo que consideram ser útil, acabam repassando essa informação que, na verdade, é mítica. O principal agente para a cura da anemia é o “ferro” e uma beterraba inteira não chega nem mesmo a alcançar “um miligrama” desse nutriente (possui cerca de 0,85 miligramas, ao passo que, um pequeno pedaço de fígado bovino possui cerca de 8,5 miligramas).

Para erradicar de vez a anemia infantil são necessários cerca de 5 miligramas a cada quilograma de peso da criança por pelo menos três meses consecutivos. Fazendo um cálculo rápido, para acabar com a anemia em uma criança que pesa 20 Kg seriam necessárias cerca de 130 beterrabas por dia, algo totalmente fora de cogitação.

Ingerir ovos não faz aumentar o colesterol

mitos-sobre-a-saude

Um mito que se tornou muito comum em diversas regiões do país é a associação do ovo com o aumento do colesterol, o que de fato é um enorme mal entendido. O ovo é rico em nutrientes como albumina, ferro, e as principais vitaminas do complexo B, e por si só não tem poder de aumentar o colesterol, entretanto, se combinado com gorduras como no caso em que é preparado frito, se torna uma altamente nocivo à saúde e, aí sim, tende a aumentar em grandes proporções o colesterol devido ao seu poder de concentrar gordura, portanto, opte sempre por ovos cozidos ou outra forma que não envolva frituras.

Ler em ambientes com pouca luz não prejudica às vistas

Para muitos essa afirmação soará como surpresa, mas a verdade é essa. De fato se expôr à leitura em ambientes com pouca ou luz apenas fará com que o indivíduo sinta um cansaço momentâneo nas vistas, que é ocasionado justamente pela necessidade de esforço maior para a leitura, entretanto, a longo prazo, esse tipo de atividade não será, por si só, responsável por problemas nas regiões oculares.

Cafeína não cura os males da bebida alcoólica

Uma confusão muito comum entre os mais apaixonados por bebidas alcoólicas ocorre quando alguns erradamente afirma que o café pode produzir efeito contrário ao efeito do álcool no organismo. O que na verdade ocorre é que o café, se ingerido em tempo hábil após a ingestão da bebida alcoólica, tende a neutralizar o efeito sedativo que o álcool exerce no organismo e, assim sendo, a tendencia é que a pessoa se sinta lúcida, entretanto, ao contrário do que muitos afirmam, o café não tem o poder de reverter os males causados pela bebida no organismo.

Vitamina C, de modo geral, não reduz as chances de resfriados

Essa é outra informação que provavelmente será encarada com estranheza por muitos, devido a propagação ao longo dos anos de notícias e até mesmo receituários médicos que diziam justamente o contrário. Segundo levantamentos recentes, o fato é que criou-se o mito em torno da vitamina C devido à recomendação da mesma à atletas que, devido ao grande nível de desgaste, precisam repôr imediatamente a carência desse nutriente no corpo, reduzindo, consequentemente, em até 50% as chances de resfriados, pois assim já teriam reposto a taxa de vitamina, porém a ingestão diária do nutriente a indivíduos normais, além de não garantir proteção contra resfriados, ainda pode provocar efeitos negativos.

Apesar desses levantamentos citados, é importante seguir sempre a orientação médica, que é o profissional qualificado para analisar cada caso de maneira individual. O objetivo desse artigo é tão somente mostrar que algumas coisas repassadas por amigos pode não ter tanto fundamento científico como se imagina, portanto ir ao médico é, em todo caso, indispensável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: