Topo

Os benefícios do peixe na alimentação

Publicidade
Comente

Com sua carne branca, uma textura macia e um cheiro característico, além do sabor único certamente o peixe é um alimento irresistível à mesa, seja ele frito, assado, grelhado ou atém esmo cozido. Os atrativos não param por aí, são vários os benefícios que a carne de peixe oferece para a alimentação das pessoas de várias idades, e por este motivo o seu consumo é recomendado por todos os médicos e ainda nutricionistas que deve acontecer pelo menos uma vez por semana, mesmo que seja frito.

consumo-de-peixe-faz-bem-a-saudeO peixe é uma fonte bastante abundante de proteínas, que são absorvidas com a maior facilidade que a de outros tipos de carnes, os pescados contam com um importante papel no crescimento e ainda manutenção do organismo. São essenciais como por exemplo na digestão da produção de anticorpos, e ainda na coagulação do sangue, controla a taxa de colesterol entre várias outras funções.

É um alimento rico em nutrientes, e ainda sais minerais bem como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, entre outros. As vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ainda ácido fólico, que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Além disto as gorduras do peixe são insaturadas, não prejudicando á saúde, e possui um complexo de ômega 3, ácidos graxos de grande importância para as atividades cerebrais e do coração. Além disto é possível se encontrar um poderoso antioxidante, seu consumo ajuda a diminuir os triglicerídeos e o colesterol, favorecendo as produções do chamado colesterol bom, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e ainda doenças inflamatórias.

O ômega 3 é um excelente composto para o cérebro, a atividade dos sinais nervosos ajudam muito na memória, na concentração, no humor, nas habilidades motoras, velocidades de reação, entre outras. É muito importante se ressaltar que esta substância não seja produzida pelo organismo e deve ser incluída na sua alimentação diariamente.

benefícios do peixe na alimentaçãoTodos estes elementos fazem deste peixe um excelente alimento para uma dieta varia da e ainda balanceada e saudável, principalmente para as crianças, as mulheres grávidas e ainda em período de amamentação deverão consumir certamente este alimento pois ele irá lhe fazer muito bem.

Sabendo de todas estas propriedades nutritivas, muitos brasileiros ainda não tem este costume de incluir o peixe do cardápio de refeições. Segundo dados que foram realizados em pesquisas feitas pelo IBE indicaram que cada um dos brasileiros consomem em uma média de 7Kg de peixe por ano, muito abaixo de 12Kg o que é recomendado pela organização Mundial de Saúde.

Além de tudo isto peixes de água doce e de água salgada são bastante abundantes no país, favorecendo assim o consumo de grandes variedades de espécies desde os mais nobres até os que sejam mais comuns, sendo assim uma opção bastante acessível de alimentos, independente das várias condições socioeconômicas da população brasileira.

E é por estas e outras várias razões que uma produção sustentável e ainda o consumo consciente de pescado, deverá ser incentivado cada vez mais no Brasil para que todos possam viver de forma muito mais feliz e saudável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: