Topo

Dicas para Fazer Intercâmbio

Comente

O mundo vem evoluindo muito desde o século XX, dando um salto nunca antes visto na história. A globalização começou com a Revolução Industrial feita pela Inglaterra, dando início às multinacionais, integração de empresas e parcerias em estudos. De lá para cá, muitas pessoas começaram a viajar entre países procurando melhores condições de trabalhos, como no Brasil, com a vinda de muitos japoneses e italianos. Entretanto, hoje, sabe-se que viajar é um lazer e pode agregar muito conhecimento por meio dos intercâmbios.

Confira todos os detalhes para você fazer intercâmbio dos seus sonhos!

O que é intercâmbio

Intercâmbio é o programa onde estudantes viajam para outros países com o intuito de aprimorar o idioma nativo da região, aprender novas culturas, estudar e trabalhar.

Estas viagens vêm se tornando muito comum pela política de boa vizinhança da maioria dos países, pois estão facilitando a retirada do passaporte e do visto. Na Europa, por exemplo, seguindo as regras exclusivas de cada país, você consegue conhecer muitas nações em um curto período de tempo em razão do Tratado de Schengen e União Europeia.

No Brasil, é extremamente fácil se locomover entre os países do Mercosul. Aprender o espanhol com fluência é possível para qualquer um de nós.

Canadá: o país mais procurado por brasileiros

Dicas para fazer intercâmbio

Em um levantamento feito pela empresa Belta, o Canadá é o país que mais atrai brasileiros para a realização de intercâmbio. Este país de primeiro mundo se situa acima dos Estados Unidos da América e apresenta um dos melhores IDH do mundo, proporcionando ótima qualidade de vida para moradores e turistas.

O Canadá chama a atenção do público nacional pelos seus custos mais baixos comparando com a grande maioria dos outros destinos, bem como a sua alta qualidade de ensino e segurança, além da facilidade em obter um visto.

Dentro do Canadá, a cidade mais procurada é a de Toronto. Vale a pena conferir!

Qual o público-alvo do intercâmbio

Muito se pergunta quem realiza mais intercâmbios: homem ou mulher. Os homens viajavam mais que as mulheres, pois trabalhavam fora de casa e eram responsáveis pela renda da família. Entretanto, agora que as mulheres têm as mesmas condições que os homens, a parcela está equilibrada, sem grandes discrepâncias.

O que de fato chama mais a atenção é o fato dos idosos e adultos de meia-idade estarem aderindo ao intercâmbio. Grandes agências de turismo se mostraram perplexas com o número de homens e mulheres mais velhas que decidiram viajar para outros países. Muitos deles procuram aperfeiçoar ou aprender um segundo idioma.

Dicas para se preparar para o intercâmbio

Para realizar um intercâmbio de qualidade, sem complicações, é importante que o interessado realize algumas pesquisas com antecedência.

  • O custo de vida no país é alto ou baixo?”. Está pergunta é relativa de cada um dependendo do quanto ela tem disponível para viagem.
  • Quais as vantagens de eu conhecer este país?”. Muito importante é saber exatamente a razão da escolha pelo país em questão, assim evitando arrependimentos futuros.
  • Qual agência me fornecerá o melhor custo benefício?”. Procure por diversas agências de turismo, faça vários orçamentos e tire suas próprias conclusões.
  • O clima no país é compatível com a minha preferência?”. Há pessoas que não suportam locais frios, logo é bom evitar os países que ficam ao extremo norte, como Rússia e nações escandinavas. O mesmo se aplica ao calor.
  • Que documentos vou precisar?“. Para a América Latina, não é necessário visto, ou seja, apenas passaporte. Entretanto para os Estados Unidos da América, este documento é necessário. Verifique os requisitos de cada país.
  • Devo levar muita roupa?“. Há um limite de peso para embarque. Levar muita roupas te impossibilitará de voltar com bugigangas. Verifique primeiro seu objetivo de viagem.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: