Topo

O significado da Páscoa

Comente

As datas comemorativas são importantes no Mundo, pois unem as pessoas e movimentam o comércio, girando mais capital e trazendo frutos para as empresas. Após o Natal, o Carnaval é a data mais falada no Brasil, mas traz, principalmente, deslocamento de pessoas dentro do país, indo para regiões como Bahia e Rio de Janeiro para curtir o samba e as festas.

Um dos períodos mais amados por todos durante o ano, principalmente para as crianças, é a Páscoa. Dezenas de empresas produzem milhões de ovos, bombons e coelhinhos para permitir a troca de chocolate no domingo, deixando homens e mulheres felizes da vida e, talvez, com um pouco mais de peso.

Significado da Páscoa

Origem da Páscoa

Do latim Pascae, Páscoa significa “passagem”. Esta comemoração é feita há milhares de anos por diversas civilizações, entre elas a judaica, a grega e a cristã, que é a mais famosa e conhecida do ocidente.

Não há um dia fixo para comemoração da Páscoa, podendo ocorrer em qualquer data entre 22 de março e 25 de abril.

Significado da Páscoa

A Páscoa simboliza passagem e tem significados diferentes para as mais diversas civilizações.

  • Páscoa Judaica: Para os judeus, esta data é muito importante, pois marca a saída do povo egípcio fugidos dos faraós que os faziam de reféns. Foi uma passagem marcante na história desta civilização, sendo retratada na Bíblia no capítulo Êxodo, que conta toda a trajetória de Moisés para retira-los das mãos de seu irmão.Como comemoração, os judeus comem pão não fermentado, conhecido como matzá, para retratar que não tiveram tempo de esperar o pão ficar pronto para fugirem do país.
  • Páscoa dos gregos: A passagem para as sociedades do Mediterrâneo era entre as estações, ou seja, faziam festas quando saiam do inverno e entravam na primavera. Um dos motivos para comemorarem esta data é o aumento das chances de sobrevivência, já que eles tinham pouco desenvolvimento tecnológico e era difícil sobreviver às baixas temperaturas.
  • Páscoa cristã: É a mais famosa no mundo ocidental e que movimenta o comércio em larga escala. Esta Páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo após morrer crucificado pelo seu próprio povo para remissão de nossos pecados.

Curiosidades da Páscoa

A Páscoa, curiosamente, não tem uma data fixa. Apesar de retratar o renascimento de Jesus Cristo, ela acontece cada ano em um dia diferente. Existe um cálculo para tal:

(Ano)/19. Para o resto, soma-se 1. O número que der no final da conta será o dia da Páscoa ou será o domingo posterior a este dia.

O coelho é o animal escolhido para simbolizar a Páscoa, porque ele é símbolo da fertilidade, já que este se reproduz muito rapidamente. Isso, metaforicamente, diz que em toda Páscoa nós temos esperança de vida nova, assim como Jesus e todos os judeus do Egito.

Ovos de chocolate mais famosos da Páscoa

Nesta Páscoa, muitas empresas fabricarão ovos deliciosíssimos e fica até difícil escolher um! Aposte nas principais marcas populares, como Nestlé e Lacta. A Garoto anunciou que vai fabricar 20 milhões de ovos para esta data!

Caso queria produtos mais finos, procure pela Copenhagen e Cacau Show. Você pagará mais caro, mas não se arrependerá!




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: