Topo

O que é LER? Saiba como evitar

Comente

Muito se têm falado na atualidade acerca de ocorrências de LER nos ambientes de trabalho, entretanto muitas pessoas sequer possuem conhecimento acerca do que viria a ser o termo LER e, de antemão, esclarecendo a esse respeito, afirmamos que nada mais é que uma espécie de doença adquirida pelo esforço repetitivo em determinadas atividades, daí o termo LER que são as iniciais de “Lesão por Esforço Repetitivo”.

ler-lesoes-por-esforco-repetitivo

A LER é um tipo de lesão mais comum a pessoas que possuem vícios posturais ou estão constantemente sendo submetidas a cargas excessivas de trabalho que exigem do indivíduo além de sentar-se por longos períodos, a execução de movimentos rotineiros e frequentes.

Dentre os profissionais que mais sofrem com esse tipo de lesão, destacam-se os bancários, profissionais do telemarketing, operários, metalúrgicos, webmasters, webdesigns e afins que, constantemente, estão executando tarefas que exigem esforço e coordenação repetitiva.

Como evitar a LER

Um passo importante para evitar a LER é a conscientização do indivíduo e, em seguida, a aplicação de Ginástica Laboral, além de outras atividades que vão na contramão do sedentarismo, evitando ainda a exposição excessiva a trabalhos com movimentos repetitivos.

Atividades físicas constantes, com alongamentos adequados e séries que permitam fortalecimento muscular e melhore a coordenação e mobilidade do indivíduo, também tendem a ser boas opções a considerar a fim de evitar ocorrências de LER, entretanto, as pessoas que sabidamente estão expostas a atividades de movimentos repetitivos devem procurar imediatamente profissional qualificado a fim de obter maiores informações sobre os procedimentos para evitar a doença.

O Panorama atual da LER

A LER atualmente têm preocupado muitas empresas, a situação é tão alarmante que segundo dados informados pelo INSS, a lesão é o segundo maior causador de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que a maioria desses trabalhadores possui idade média entre trinta e quarenta anos de idade.

As empresas estão buscando intensificar a utilização de atividades físicas e programas que visam prevenir a LER no ambiente de trabalho, prezando, assim, pela saúde de seus colaboradores e do quadro corporativo como um todo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: