Topo

Novembro azul: veja as dúvidas mais comuns sobre o câncer de próstata

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Novembro azul: veja as dúvidas mais comuns sobre o câncer de próstata
Publicidade
3.50 / 5 - 2
Comente

Se por um lado a campanha de outubro intitulada “outubro rosa” visa conscientizar a população feminina acerca da importância da prevenção do câncer mama e do útero, o mês de novembro traz à tona o movimento chamado de “novembro azul”, onde o objetivo é conscientizar a ala masculina a respeito da importância da prevenção ao câncer de próstata.

Aderindo a esse importante movimento que nesse ano se iniciou no último sábado (1), traremos a seguir alguns dos mitos e verdades mais comuns relacionados a essa emblemática doença que tem tirado a vida de muitos homens nos últimos anos. Veja!

Novembro azul: veja as dúvidas mais comuns a respeito do câncer de próstata

novembro-azul

Somente os homens mais maduros podem ter câncer de próstata?

Publicidade

Mito – Apesar de o câncer de próstata estar ocorrer na maioria das vezes na fase da velhice, o fato é qualquer homem pode estar sujeito ao problema, independentemente da idade.

Recomenda-se, contudo, que o exame seja feito a partir dos 40 anos, que é a idade a partir da qual o problema comumente começa a se manifestar.

O problema é hereditário?

Parcialmente verdade – Um homem que possui histórico familiar com a doença, pode ter chances 2,5 vezes maiores de desenvolver o tumor. A probabilidade é maior conforme o número de casos com a doença na família.

O exame do toque dói?

Publicidade

Mito – Normalmente os pacientes não sentem dor. O que na verdade muitos podem sentir é um certo desconforto, devido à dilatação do esfíncter anal. Quanto mais tenso o paciente estiver na hora do exame maior será seu desconforto.

Tratar o câncer de próstata causa impotência?

Mito – Há apenas um risco mínimo de impotência nos tratamentos cirúrgicos ou radioterápicos, mas, os cuidados pós-operatórios tendem a reduzir quase que totalmente a possibilidade de uma impotência definitiva.

Há cura para o câncer de próstata?

Verdade – Se o câncer for diagnosticado precocemente, e um tratamento correto for realizado, as chances de cura são sim existentes.

A ausência de hábitos saudáveis pode causar o câncer de próstata?

Verdade – Quando não se tem hábitos saudáveis como o da prática de atividades físicas e o de uma dieta saudável e equilibrada, as chances de contrair a doença aumentam.

São raras as mortes por câncer de próstata?

Mito – Somente no ano de 2010, foram registradas cerca de 12 mil mortes por câncer de próstata no Brasil. Além disso, nos Estados unidos, por exemplo, o câncer de próstata representa cerca de 10% do total de mortes por câncer no país.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: