Topo

Mitos e verdades que você precisa conhecer sobre os aparelhos ortodônticos - veja

Comente

Em outros tempos, quando uma pessoa precisava usar aparelho ortodôntico ela relutava muito, com medo de ser alvo de piadas. Na atualidade, no entanto, o uso já até virou moda, popularizando o item como uma espécie de complemento à beleza do sorriso.

Leia também:

Apesar disso, será que você sabe tudo sobre os cuidados e peculiaridades relacionadas ao uso dos aparelhos ortodônticos? Pois bem, a seguir nós elucidamos algumas das principais dúvidas em nossa lista de mitos e verdades. Veja!

Mitos e verdades que você precisa conhecer sobre os aparelhos ortodônticos – veja

mitos-e-verdades-aparelhos-ortodonticos

É possível obter melhores resultado se o aparelho for usado na infância

Verdade – Quando o parelho é usado de forma preventiva ainda na infância, os problemas como mordida aberta ou cruzada podem ser evitados.

Aparelhos ortodônticos necessitam de cuidados especiais

Verdade – Na hora da escovação, o usuário de aparelho deve prestar maior atenção para evitar acumulo de sujeira, o que torna o processo mais detalhado e demorado. Isso é necessário porque quando se usa aparelho os resíduos de alimentos grudam mais facilmente nos cantos e limites dos dentes.

Pessoas que usam aparelho ortodôntico não podem comer manga, amendoim e pipoca

Mito – No inicio é até comum sentir um pouco de dor e incomodo com o aparelho, no entanto, com o passar do tempo esse tipo de problema é minimizado.

Aparelho estético não tem eficiência

Mito – Os aparelhos estéticos são tão eficientes quanto os comuns, porem, são mais frágeis.

Aparelho ortodôntico é só para crianças

Mito – O aparelho ortodôntico pode ser usado por pessoas nas mais distintas faixas etárias, sendo inclusive, orientados a inúmeras funções.

Um exemplo disso é que se durante a infância o aparelho pode ser usado para corrigir um osso com deficiência de crescimento, na fase adulta ele pode ser útil na correção de dentes tortos.

Após um período sem usar aparelho é possível que o dente volte a ficar torto

Verdade – O fato de a relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior estar sempre em movimento, torna necessário o uso do aparelho de contenção após a retirada do aparelho ortodôntico para evitar que o dente volte a ficar torto.

Se a pessoa usou aparelho por dois anos, então provavelmente será necessário mais dois anos usando o aparelho de contenção, para que os ligamentos entendam onde devem permanecer.

Quanto mais apertado o aparelho estiver melhor será o resultado

Mito – Força de mais nas manutenções não muda muita coisa no tratamento, podem em alguns casos até ser prejudicial ao tratamento e à saúde bucal como um todo.

Pessoas que usam aparelhos ortodônticos costumam ter dificuldade em falar

Verdade – Principalmente no início do tratamento. Isso acontece pelo fato de as pessoas sentirem certo estranhamento na nova posição dos lábios, no entanto, o problema vai se dissipando à medida em que a adaptação ocorre.

A manutenção do parelho só deve ser feita no consultório

Verdade – Somente um ortodontista experiente é que saberá a melhor forma de realizar a manutenção.

Os aparelhos ortodônticos são todos iguais e tem a mesma função

Mito – Eles podem variar no tamanho, profundidade, slot, área que aloja o fio ortodôntico, e angulação, podendo ainda ser metálicos ou estéticos.

A cola que segura os braquetes mancha os dentes

Mito – A cola (que na verdade é uma resina) é especialmente desenvolvida para tratamentos ortodônticos. O que causa a mancha nos dentes é a falta de escovação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: