Topo

Maracujá: Confira 12 benefícios da fruta

Comente

O maracujá é uma das frutas mais populares do Brasil, sendo produzido pelas plantas do género Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. A planta, também conhecida como maracujazeiro, é espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América. Por isso ela acaba sendo encontrada em abundância ao sul das américas. 

O seu sabor é acentuado e ácido, mas quando combinado com outros ingredientes acabam dando origem a uma série de sobremesas e doces marcantes. Ele também pode dar origem a chás, sucos e uma infinidade de outros alimentos. Ele se tornou conhecido especialmente pelas suas propriedades calmantes. Mas os benefícios que o maracujá oferece para o corpo das pessoas acabam sendo muito mais abrangentes. 

Maracujá: Confira 12 benefícios da fruta

Confira todos os benefícios que o maracujá traz para o corpo de quem o consome:

Combate e previne o câncer

Uma das principais características do Maracujá como fruta é sua grande quantidade de antioxidantes que podem ser encontradas na composição do alimento. E eles acabam sendo muito interessantes no combate ao que pode ser chamado de radical livre, que são os responsáveis por causar mutação em células saudáveis. Diversas pesquisas indicam eu manter o corpo com índices altos de antioxidantes ajudam a prevenir o surgimento das células cancerígenas. 

Aumenta a defesa natural do corpo

Veja também:

Outro elemento que pode ser encontrado em abundância no maracujá é a vitamina C. E essa é uma vitamina que os brasileiros conhecem muito bem por ser uma das principais quando o assunto é aumentar as defesas do organismo e manter em dia o sistema imunológico. Essa vitamina estimula a atividade das células brancas do sangue, que acabam sendo as grandes responsáveis pelo nosso sistema de defesa. 

Melhora a capacidade de digestão

Comer um maracujá ou mesmo tomar um suco mais concentrado depois das principais refeições ajuda muito a capacidade do organismo de fazer a digestão de todo o alimento que foi consumido. Isso acontece especialmente em virtude da grande quantidade de água que esta fruta conta na sua composição. Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas. 

Aumenta os índices de hemoglobina no sangue

Outro elemento que pode ser encontrado com abundancia dentro dessa fruta é o ferro, sendo que uma única fruta pode ter 20% do total de ferro que precisamos consumir ao longo de um dia. E, junto com a vitamina C, se torna uma fruta muito interessante para ajudar a aumentar os níveis de hemoglobina no sangue. 

Faz com que as pessoas enxerguem melhor

O maracujá ajuda bastante a manter a saúde dos olhos em dia. E isso se dá em virtude da grande quantidade de antioxidantes que podem ser encontradas nessa fruta, bem como a presença de outras vitaminas, como A, C e os flavonoides. Essas combinações ajudam a manter a saúde das membranas e das mucosas dos olhos, que podem ajudar a fazer com que as pessoas enxerguem bem por mais anos da sua vida. 

Reduz a pressão sanguínea

As pessoas que possuem pressão sanguínea mais elevada podem encontrar no maracujá um auxiliar no processo de regulação. A fruta conta com um alto teor de potássio e um baixo teor de sódio, por isso pode ser um alimento que substitui outros ao longo do dia que podem aumentar a pressão. 

Melhora o humor

Parece que as pessoas que consomem maracujá tendem a ser mais bem humoradas. A fruta conta com alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do maracujá. Sua ingestão potencializa a manutenção do bom humor.

Ajuda na respiração de quem tem asma

O maracujá conta com uma série de elementos que podem ser considerados como antialérgicos, antioxidantes e anti-inflamatórios. E os flavonoides roxos, que podem ser encontrados na fruta, atuam particularmente na atenuação dos principais sintomas da asma. 

Melhora a densidade dos ossos

Não é apenas o leite que deve ser ingerido pelas pessoas que estão preocupadas com a saúde dos ossos. O maracujá também pode atuar na estrutura do corpo, já que e4ssa fruta é uma fonte rica de minerais como o ferro, cobre, magnésio e o fósforo.

Ajuda a dormir

O conjunto de compostos que podem ser encontrados no maracujá ajuda as pessoas que sofrem de insônia, reduzindo a agitação, a ansiedade e também o nervosismo. Por isso, além de um calmante natural, também pode ser um sedativo. 

Melhora a circulação

Como possui um alto teor de ferro na sua composição, a fruta tem propriedades vasodilatadoras, que impacta na composição do sangue e faz com que ele circule de uma forma mais efetiva em nosso corpo. 

Ajuda na preservação das células do cólon 

Isso acontece em virtude das fibras solúveis que podem ser encontradas na fruta e que podem acabar sendo armazenadas no cólon.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: