Topo

Livre-se do mau hálito mudando seus hábitos - veja dicas

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Livre-se do mau hálito mudando seus hábitos diários- veja as dicas e saiba como proceder
Publicidade
Comente

Sabemos que a atitude básica para evitar o mau hálito é escovar os dentes após cada refeição, mas, mesmo assim muitas pessoas que o fazem regularmente já passaram por saia justa em função da halitose [termo usado pelos profissionais para definir o mau hálito].

Leia também:

Segundo especialistas, o mau hálito pode indiciar que há algo de errado com o organismo, ou mesmo com a higiene bucal, em todo caso, no entanto, algumas medidas podem ser tomadas no sentido de evitar o problema.

Livre-se do mau hálito mudando seus hábitos – veja dicas

dicas-livrar-mau-halito

Publicidade

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que em casos extremos em que há indícios de outros problemas relacionados à saúde, uma consulta ao médico é indispensável. Dito isso, vamos a algumas dicas básicas para evitar o desconforto do mau hálito.

Comer pelo menos a cada três horas

A gordura armazenada pelo corpo para gerar energia, tende a queimar quando uma pessoa fica em jejum. Em meio a esse processo ocorre uma liberação de compostos à base de enxofre, que acaba sendo absorvido pela corrente sanguínea, sendo expelido através da respiração.

Publicidade

De acordo com especialistas, essa é considerada uma halitose sistêmica, pois ela não está relacionada à saúde bucal. Para evitar o problema, aconselha-se a ingestão de alimentos pelo menos a cada três horas.

Beber água regularmente

Uma das principais armas contra o mau hálito é a salivação e sabendo que a saliva é 90% composta de água, a maior dica é ingerir regularmente a bebida no decorrer do dia. Vale ressaltar também que o simples fato de beber a água já funciona como uma espécie de lavagem bucal, capaz de eliminar boa quantidade de bactérias.

Higienizar regularmente a língua

A língua é a responsável por uma grande liberação de enxofre quando há presença de saburra lingual que, por sua vez, é causada pelo acumulo de restos de comida, células da mucosa bucal e bactérias. Para evitar a presença de saburra lingual os dentistas recomendam o uso de raspadores de língua, que ajudam a remover até 98% da massa presente no órgão bucal.

Mastigar bem os alimentos e optar pelos que ajudam na salivação

A mastigação correta dos alimentos ajuda a aumentar a salivação, o que, conforme já mencionado, contribui no combate ao mau hálito. Somando-se a isso, a escolha de bons alimentos também pode ser fundamental para quem deseja manter um hálito saudável. Frutas cítricas como kiwi e laranja, ou ainda outras como maçã, podem ser excelentes aliadas.

Mascar chicletes sem açúcar

Pessoas que não tem muito tempo, ou ficam boa parte do dia fora de casa, podem ter o chiclete sem açúcar como aliado contra o mau hálito. Vale ressaltar, no entanto, que ele jamais deverá substituir uma escovação. A mastigação do chiclete contribui com a higienização bucal, ao passo que o sabor ajuda a disfarçar o eventual mau cheiro.

Usar fio dental regularmente

Para que a higienização bucal seja completa, recomenda-se a escovação, o uso do raspador de língua e o uso do fio [ou fita] dental. No caso desse último, ele é fundamental para uma limpeza satisfatória pelo fato de eliminar resíduos de alimentos acumulados entre os dentes, chegando, portanto, onde os outros métodos supracitados são ineficientes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: