Topo

Lista de mitos e verdades sobre a Síndrome de Down esclarece as dúvidas mais comuns - Veja

5.00 / 5 - 1
Comente

Quem não conhece a fundo a respeito da Síndrome De Down geralmente guarda muitas dúvidas sobre o assunto, e as mais comuns delas estão relacionadas ao modo de viver, pensar e agir da pessoa que nasceu com a alteração genética.

Leia também:

Agora, se você é uma das pessoas que nutrem dúvidas nesse sentido, a lista de mitos e verdades que apresentamos a seguir pode ser bastante esclarecedora. Veja!

Lista de mitos e verdades sobre a Síndrome de Down esclarece as dúvidas mais comuns – Veja

verdades-e-mitos-sindrome-de-down

Pessoas que possuem a Síndrome de Down têm o amadurecimento bloqueado?

Mito – a infantilização de um portador de Down depende da família e das pessoas próximas que tratam o indivíduo como criança.

Se a pessoa tiver estímulo para viver em sociedade e realizar atividades comuns como ir à escola regular, e explorar opções de lazer, por exemplo, ela poderá ter uma vida independente. Isso não significa, no entanto, que não possa haver atraso de amadurecimento comportamental ou sexual.

O cromossomo 21 extra vem da mãe?

Mito – O fato de a pessoa ter três cromossomos 21 ao invés de dois é o que evidencia a condição da Síndrome de Down, no entanto, um erro frequentemente cometido por muitos é o de afirmar que o cromossomo extra vem apenas da mãe, quando na verdade pode vir de qualquer um dos pais.

Vale ressaltar, contudo, que a probabilidade para mulheres acima de trinta e cinco anos pode aumentar em função de um erro no final da formação dos óvulos, mas mesmo nesses casos não é correto dizer que a condição foi herdada da mãe.

Existem diferentes graus de Síndrome de Down

Mito – algumas pessoas acreditam nisso porque determinados indivíduos são menos desenvolvidos que outros tanto em relação à formação física quanto à intelectual. Em todo caso, porém, o fato é que não existe uma métrica formal para determinar o nível da Síndrome.

Pessoas com Down possui atraso na linguagem

Verdade – a maioria das pessoas que possui Down apresenta atraso na linguagem, mas, isso não é uma regra. De modo geral existem aqueles que têm desenvolvimento próximo do normal e outros que possuem dificuldade maior.

Pessoas com Down não conseguem vestir, andar e comer sozinhos

Mito – na grande maioria dos casos, os Downs conseguem executar essas tarefas perfeitamente, a única diferença se encontra na forma com que as tarefas são executadas e aprendidas.

Pessoas com Down podem morrer mais cedo

Mito – a expectativa de vida de um Down é sim prejudicada pelo fato dele correr maiores riscos em relação a determinados problemas de saúde, como os cardíacos, por exemplo. Apesar disso, se tomados os devidos cuidados, o portador da Síndrome pode perfeitamente chegar até a terceira idade, o que se deve especialmente aos avanços medicinais.

Pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar

Verdade – se uma pessoa portadora da Síndrome for bem treinada e gerenciada no local de trabalho, poderá realizar suas funções como qualquer outra pessoa. Isso porque geralmente os indivíduos não possuem qualquer impedimento mental ou físico que os impeçam de trabalhar.

Casais com Down não pode ter filhos

Parcialmente verdade – mulheres com Down possui fertilidade reduzida, enquanto os homens são praticamente inférteis. Apesar disso, existem alguns poucos casos de pais portadores da Síndrome, o que leva a acreditar que é possível sim terem filhos, embora as chances de a criança nascer com a alteração genética seja alta.

Down não pode praticar esportes

Mito – os Downs podem sim praticar esportes, desde que haja um acompanhamento médico adequado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: