Topo

Informações úteis sobre o câncer de mama

Comente

O câncer de mama talvez seja a doença mais temida por pessoas de ambos os sexos em todo o mundo, entretanto o grau de preocupação das mulheres tende a ser mais acentuado devido a fatores biológicos que aumentam as chances da mulher contrair a doença, principalmente nas mamas e ovários.

A doença, na maioria das vezes, está relacionada a fatores genéticos, ou seja, se um familiar próximo como a mãe, irmã ou filha desenvolveu esse tipo de câncer antes dos 50 anos de idade, as probabilidades de ser diagnosticada com a doença em determinado momento é grande e, independentemente de idade, a mulher precisa ficar alerta, sobretudo, aquelas que já apresentaram sintomas da doença em uma das mamas ou mesmo nos ovários.

É importante que todas as mulheres se preocupem e realizem exames periódicos, a fim de amenizar os riscos e, aquelas que possuem maiores chances de desenvolver a doença, devem redobrar os cuidados, ficando sempre em alerta fazendo os exames clínicos das mamas e mamografia no mínimo uma vez por ano.

Os sintomas e cuidados adicionais com o câncer

Woman examining her breast isolated on white

Os sintomas mais aparentes são o surgimento de caroço nos seios acompanhado ou não de dor, sendo possível que a pele dos seios fique parecida com de uma casca de laranja, podendo ainda haver aparecimentos de caroços na região em baixo do braço também.

As formas de tratamento variam de acordo com as características e estado clínico da doença e dentre os principais tratamentos destacam-se:

A quimioterapia

Consiste na utilização de produtos medicamentosos a fim de eliminar as células cancerígenas, uma solução bastante utilizada na atualidade para o tratamento do câncer.

A intervenção cirúrgica

Processo no qual, através de uma cirurgia, o médico chega até o local do tumor e efetua a retirada do mesmo. Nem sempre essa solução é recomendada, ao passo que também nem sempre resolve em definitivo o problema.

A Masectomia

É um outro processo de intervenção cirúrgica na qual é retirada por inteiro as mamas da mulher no intuito não só de curar da doença, mas também de prevenir e reduzir as possibilidades de se contrair novamente o tumor, uma medida bastante radical, mas altamente eficaz.

Sobre a prevenção ao câncer

Para prevenir que a doença se agrave, é importante o diagnóstico precoce e a mulher deve realizar o autoexame apalpando os seios, isso ajuda também a conhecer melhor o próprio corpo, além disso, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e não fumar ajuda a prevenir entre outras doenças, também o câncer. É importante frisar que o autoexame citado não substitui o exame clinico feito por um profissional qualificado, e se durante o autoexame a mulher encontrar alguma anormalidade deve procurar imediatamente um consultório médico.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: