Topo

Imunidade: confira 7 dicas para aumentar as defesas do corpo de forma natural

Sistema imunológico em dia ajuda a evitar uma série de problemas de saúde.
Publicidade
Comente

Manter o sistema imunológico sempre bastante fortalecido é uma das formas que as pessoas acabam tendo de se manter longe das mais variadas doenças que surgem ao longo da vida. Nem sempre essa barreira de defesa natural que o organismo dos seres humanos desenvolveu ao longo dos anos vai, de fato, ser suficiente. Mas até mesmo isso acaba se tornando parte da sua evolução, já que o sistema tende a aprender a se defender de determinadas doenças que aparecem.

Imunidade: confira 7 dicas para aumentar as defesas do corpo de forma natural

O que chamamos de sistema imunológico é basicamente um conjunto de células, proteínas, tecidos e órgãos que atuam, de forma conjunto e organizada, na defesa do corpo em relação de agentes externos, como vírus e também bactérias. Quanto mais fraco estiver este sistema de defesa, maior será a facilidade com que estes agentes externos vão acabar entrando no nosso corpo e provocando as mais variadas doenças.

Para manter o sistema imunológico fortalecido, confira algumas dessas dicas naturais:

Aumente o consumo de vitaminas naturais

Publicidade

Muitas das vitaminas que são encontradas na natureza acabam tendo uma grande importância no fortalecimento do sistema imunológico de uma forma geral. A Vitamina C, por exemplo, é essencial, e pode ser encontrada em diversos alimentos naturais que estão disponíveis para grande parte das pessoas, como laranja, abacaxi, limão e acerola. Já a vitamina E costuma ser encontrada de forma abundante nos alimentos escuros, e o Ômega 3 pode ser encontrado em diversos alimentos, especialmente os frutos do mar.

Aposte nas especiarias e nos remédios naturais

Como boa parte dos remédios que são chamados naturais são feitos justamente com itens encontrados na natureza e que possuem uma grande quantidade de vitaminas, eles acabam se tornando muito eficientes para aumentar a imunidade de uma forma geral. A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. O gengibre, além de eliminar as bactérias nocivas ao organismo, aumenta as defesas do corpo.

Se exponha um pouco ao sol todos os dias

Todo mundo sabe que existem uma série de riscos que precisam ser calculados no momento em que as pessoas decidem tomar sol. O cânce de pele é uma das doenças mais comuns nos dias de hoje, e o fato das pessoas acabarem ficando muito tempo expostas aos raios de sol sem tomar alguns cuidados é um dos principais causadores. Mas tomar um pouco de sol também é fundamental para aumentar a produção de Vitamina D, também bastante utilizada pelo sistema imunológico. O ideal é sempre fazer isso nos horários em que os raios de sol não incidem de forma tão agressiva, antes das 10 horas de manhã e depois das 16 horas.

Se mantenha sempre hidratado

Outro elemento fundamental para um sistema imunológico saudável é a água, mesmo que muitas pessoas acabem não fazendo essa referencia direta. O líquido em nosso corpo acaba ajudando no bom funcionamento de todos os órgãos de uma forma geral, incluindo as células que são aquelas responsáveis por manter o nosso corpo em pronto estado de defesa. A quantidade diária para cada pessoa sempre varia, mas manter a média de 2 litros pode ser um bom caminho.

Mantenha a prática de atividades físicas

Os exercícios físicos também acabam sendo de fundamental importância para fortalecer o nosso sistema imunológico, já que eles ajudam a aumentar a produção de anticorpos. O recomendado é fazer, pelo menos, 30 minutos de qualquer atividade física por dia, sendo que algumas podem ser feitas dentro de casa mesmo.

Durma bem

Hoje em dia um dos principais erros cometidos pelas pessoas de um modo geral é acabar reduzindo a importância que o sono possui na nossa saúde. É durante o período de repouso e de descanso que o nosso corpo consegue melhorar os sistemas de defesas que serão mantidos ao longo do dia acordado. Mesmo com toda a correria do dia a dia, é fundamental que as pessoas mantenham uma rotina de, pelo menos, 8 horas de sono.

Evite o álcool e o cigarro

Além de todos os problemas de saúde que o consumo destes dois itens causam diretamente no nosso corpo, as substâncias encontrados no tabaco e nas bebidas alcoólicas de um modo geral acabam sendo responsáveis por derrubar bastante o nosso sistema imunológico.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: