Topo

Falta de ar: Confira dicas de especialistas para aliviar

Comente

A falta de ar sempre foi um sintoma grave, que assusta qualquer pessoa. Mas, em tempos de Covid-19 ela se tornou ainda mais importante, uma vez que acaba se tornando um dos principais agravantes da doença e que leva as pessoas para os respiradores mecânicos. 

Na verdade, o quadro geral de falta de ar geralmente é chamado de dispneia, e pode ser causado por uma série de motivos diferentes. As doenças que afetam as vias respiratórias são as mais frequentes, mas muitas vezes as pessoas não conseguem respirar pelos motivos mais diversos, como quadros relacionados ao estresse, por exemplo. 

Segundo os especialistas, a frequência respiratória considerada normal em adultos é de 13 a 18 respirações por minuto. Se esse número chegar aos 25, mesmo com a pessoa em repouso, é um indício de que a respiração está num nível anormal.

Veja também:

Via de regra, qualquer caso de falta de ar deve ser investigada de uma forma mais profunda pelos médicos. Mas, em alguns casos, é necessário tomar algumas atitudes para que as pessoas consigam se sentir um pouco mais aliviadas, até mesmo para conseguir procurar ajuda médica. 

Falta de ar: Confira dicas de especialistas para aliviar

Confira algumas dicas para aliviar a falta de ar, de acordo com as suas causas:

Falta de ar causada por ansiedade

Quando as pessoas estão passando por um momento de estresse ou de ansiedade, geralmente elas perdem a capacidade de respirar normalmente. Mas, na verdade, não existe nenhum impedimento nas vias aéreas, tudo depende do controle do cérebro. Por isso, neste prognóstico, o ideal é fechar os olhos e se concentrar para se acalmar e focar nos movimentos respiratórios. 

Falta de ar por condições respiratórias já existentes

Caso as pessoas tenham alguma doença desta natureza, como asma ou bronquite, determinadas épocas do ano ou condições podem agravar a situação da falta de ar. Nestes casos, o alívio pode ser obtido através da utilização de determinados tipos de medicamentos, como inalação ou bombinhas específicas. 

Falta de ar por coronavírus

Se as pessoas estiverem sentindo dificuldade para respirar e apresentar alguns outros sintomas da Covid-19, como febre, dor no corpo ou tosse, é fundamental se dirigir imediatamente até o posto de atendimento médico ou hospital mais próximo. 
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: