Topo

Dúvidas comuns sobre a saúde íntima que a maioria das pessoas tem vergonha de perguntar

5.00 / 5 - 1
Comente

Na hora de consultar com ginecologistas e urologistas, algo ainda comum a muitas pessoas é lembrar de uma pergunta mais íntima, mas ainda assim ficar com vergonha de perguntar a respeito por se tratar de algo aparentemente constrangedor.

O fato, porém, é que o médico está ali justamente pra responder esse tipo de pergunta, pelo que a vergonha é totalmente desnecessária. E como informação nunca é de mais, apresentamos a seguir uma lista de esclarecimentos às dúvidas mais comuns relacionadas à sexualidade. Veja!

Dúvidas comuns sobre a saúde íntima que a maioria das pessoas tem vergonha de perguntar

duvidas-sobre-saude-intima

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que esse conteúdo é meramente informativo e que em todo caso o médico deve ser consultado normalmente.

É normal ter um dos seios ou testículo maior que o outro?

Uma diferença sutil do tamanho dos seios e testículos é algo normal sim. No caso das mulheres uma das mamas pode ser maior, pelo fato de que na puberdade ela pode ter recebido uma quantidade maior de hormônios em relação à outra.

]Já no caso dos testículos o tamanho pode variar de acordo com a variação do volume do líquido ao redor dos testículos. Dito isso, a diferença no tamanho dos seios e dos testículos só deve ser preocupante se surgir subitamente ou se for acompanhada de dor na região, nesse caso o médico deve ser procurado imediatamente.

Após masturbação excessiva, é normal o pênis ou a vagina ficar inchado?

Um atrito excessivo entre o tecido do pênis ou da vagina pode deixar o órgão inchado devido a um discreto acúmulo de líquido no tecido. Normalmente o edema tende a sumir após algumas horas de repouso, mas caso persista é melhor procurar um médico.

Leia também:

É necessário tomar banho imediatamente após a relação sexual?

Sim, mas não é necessário sair desesperado para o banheiro logo após o sexo. Higienizar o órgão sexual após o sexo é importante para evitar infecções causadas por fungos, como por exemplo, a candidíase.

Além do que, lavar o órgão sexual após o sexo também ajuda a remover resíduos de sêmen ou do lubrificante da camisinha, caso não tenha usado camisinha a higienização irá eliminar o muco da lubrificação natural da vagina junto com a secreção espermática comum após a ejaculação.

Vale dizer que após o ato sexual a flora bacteriana no tecido do pênis e vagina aumenta, principalmente quando o período menstrual da mulher está próximo. A higienização pode ser feita até em poucas horas após o sexo, mas jamais deve ser deixada para o dia seguinte.

Por que algumas pessoas têm vontade de urinar após a relação sexual?

De acordo com especialistas, o orgasmo desencadeia uma contração de uma série de músculos da pelve, o que pode incluir até mesmo os da bexiga. Essa contração então faz com que algumas pessoas sintam vontade de urinar logo após o ato sexual, o que não é algo ruim, tendo em vista que a urina ajuda limpar o canal urinário, reduzindo assim eventuais riscos de infecção por bactéria.

Para que servem os pelos pubianos?

Os pelos pubianos servem para proteger a região genital, mas recomenda-se que eles sejam aparados regulamente para facilitar a higienização e evitar umidade no local, evitando assim o surgimento de fungos.

Na base dos pelos pubianos existem glândulas que produzem suor e gordura para lubrificar e resfriar a pele, e que, portanto, podem causar mal odor e servir de alimento para germes.

Quais os problemas em machucar o pênis ou a vagina durante a depilação?

Se você é do tipo de pessoa que prefere manter a região genital depilada e acaba se cortando, o ideal é higienizar bem a região e dar atenção maior à mesma nos próximos dias, observando a cicatrização da ferida.

Caso ocorra algum inchaço, vermelhidão ou inflamação na área lesionada, o melhor é procurar um médico. E durante a cicatrização é importante evitar roupas que friccionam o local, além do que, a abstinência sexual é recomendada.

Em caso de lesão ou fissura durante a relação é necessário procurar um médico?

Sim, se acontecer qualquer tipo de fissura ou lesão no órgão sexual é imperativa a busca por auxílio médico. As recomendações nesse caso são semelhantes ao da depilação, e incluem repouso e abstinência sexual até que o ferimento cicatrize por completo.

Coito interrompido ou uso de camisinha apenas no momento da ejaculação protege de DSTs?

Não! De acordo com especialistas o coito interrompido não protege a pessoa de nada, nem de gravidez e muito menos do contágio por vírus como HIV e da hepatite (dentre outros). Por essa razão a camisinha deve ser colocada antes da penetração.

Os riscos ao colocar a camisinha apenas no momento da ejaculação são altos, uma vez que a lubrificação vaginal e o líquido que o pênis libera antes da ejaculação possui bactérias transmissoras de DSTs.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: