Topo

Doenças que podem afetar o pênis do homem e também trazer risco às mulheres

Comente

As regiões genitais tanto do homem quanto da mulher, estão sempre sujeitas à contração de determinadas doenças. No caso da área íntima masculina, por exemplo, a lista de riscos potenciais inclui problemas que vão de infecções simples até DST’s.

Nesse caso então, é de suma importância que a mulher fique atenta aos eventuais problemas que seu parceiro possa vir a ter para assim se prevenir, evitando que o órgão infectado entre em contato com a vagina em momentos como o do sexo, por exemplo.

Para quem pretende tomar esse tipo de precaução, então, listamos a seguir alguns dos problemas que podem ser comuns no pênis. Veja!

As doenças penianas e os cuidados que as mulheres devem ter

Doenças penianas

Glande ou prepúcio com infecção por fungos

Popularmente a glande é conhecida como a cabeça do pênis, enquanto o prepúcio é a pele que a recobre. Pois bem, esse conjunto pode contrair infecção por cândida, que é o mesmo fungo que causa a candidíase na mulher.

Esse microrganismo dificilmente irá gerar alguma alteração no homem, no entanto, ele pode causar uma infecção ou até reinfecção na mulher caso ela esteja tratando a doença e tenha relação sexual desprotegida com um portador do vírus.

HPV

O papiloma vírus humano pode infectar diferentes partes do corpo, como a garganta, anus, vagina e vulva. No pênis o HPV pode gerar verrugas, o que também se aplica a outras partes do corpo, onde não podem ser vistas a olho nu.

Um detalhe interessante é que o HPV pode ser transmitido mesmo usando preservativo, uma vez que a camisinha masculina não previne o contato com a pele em torno das genitais.

Leia também:

Herpes genital

A herpes também é causada por um vírus, sendo esta uma doença sexualmente transmissível que pode gerar feridas no pênis, na uretra, saco escrotal e até nas coxas.

A herpes assim como HPV pode ser transmitida pelo contato com a pele e fluido sexual, e da mesma forma a Herpes pode ser transmitida mesmo com o uso do preservativo.

Cancro mole

O cancro é uma doença sexualmente transmissível que é causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. Além de feridas na genitália ela pode causar febre, fraqueza e dor de cabeça.

Sífilis

A sífilis é uma doença bacteriana que causa feridas nas genitálias e caroço na virilha, o que pode aparecer após cerca de duas semanas decorridas da data em que se fez o sexo desprotegido com uma pessoa infectada. Na terceira fase da doença as marcas podem desaparecer, no entanto, ainda há risco de contaminação.

Pênis torto

Não é regra, mas a sinuosidade do pênis também pode ser causada por problemas como a doença de Peyronie. Nesse caso, se a curva peniana estiver incomodando na hora do sexo, o médico deve ser consultado e um tratamento pode ser feito por meio de medicamentos ou em determinados casos, por cirurgia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: