Topo

Diferença de Azeite de Oliva Virgem e Azeite de Oliva Extra-Virgem

4.50 / 5 - 2
Comente

Sabores diversificados causam prazer na alimentação de todas as pessoas do mundo. As especiarias são muito antigas e eram extremamente caras, usadas como moedas de trocas para muitas coisas.

Um tempero que atualmente faz muito sucesso é o azeite. Ele é feito a partir da azeitona, que é um fruto da oliveira. É bastante antigo, tendo seu grande sucesso no Mediterrâneo, depois se espalhando para o restante do mundo.

Aqui no Brasil, o azeite é relativamente caro e bastante utilizado na culinária. A população não tem muito apego a este tempero, pois, muitas vezes, não consegue saboreá-lo. Entretanto, suas propriedades são ótimas para a saúde e os brasileiros sabem disso.

Os tipos de azeites mais comuns que são vendidos são o Virgem e Extra-Virgem. O segundo é um pouco mais caro que o primeiro. Por quê? Qual a diferença entre ambos? Confira estas e outras respostas abaixo.

Diferença Azeite Virgem Extravirgem

Qual a diferença entre azeite virgem e azeite extra-virgem?

Ambos são retirados das azeitonas, mas se diferem pelo número de etapas de refinamentos que passaram até chegar a sua casa. Estes processos alteram a acidez do óleo e ele está intimamente ligado com os benefícios. Quando menor, melhor!

O azeite extra-virgem é o óleo que apresenta a menor acidez dentre todos. É importante que você sempre olhe a embalagem! Estes azeites nunca passam de 1% de acidez. Enquanto isso, o azeite normal, mais comum, tem acidez entre 1% e 2%.

O extravirgem apresenta mais vitamina E que o virgem, ou seja, com tocoferol em maior quantidade, nosso corpo só tem a ganhar. Os níveis de gordura LDL (ruim) abaixam e o HDL (bom), aumentam! Além disso, a gordura é importante para a síntese de hormônios, como a testosterona.

Todavia, o sabor do virgem é bem melhor quando é aquecido. Este fica bem mais perceptível com sabor mais adocicado e cheiro delicioso!

Ainda há o azeite menos comum, o refinado. Ele tem a acidez muito alta, passando dos 2%. Sua principal utilização é em frituras, pois consegue ser ainda melhor que o óleo de soja que utilizamos, mesmo que seja um azeite de baixa qualidade.

Utilize todos eles e sinta os benefícios do azeite na sua saúde diariamente!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: