Topo

Exposição “Chocolate, Uma Delícia de História”. Confira!

5.00 / 5 - 1
Comente

Está chegando a Páscoa. Uma das festas mais esperadas por pessoas do mundo inteiro está cada dia mais deliciosa, sempre utilizando novos ingredientes e reinventando o modo de fazer chocolate. No início, nas origens do chocolate, não era assim!

O Shopping Vila Olímpia, na região oeste de São Paulo, decidiu mostrar a todos seus visitantes um pouco da história do chocolate. Em parceria com a Lacta, que comemora 100 anos de história, montaram uma exposição para lá de cremosa e bastante informativa.

História-Chocolate

História do chocolate

O primeiro contato que as pessoas tiveram com o cacau não foi para fazer chocolate. Na América Central, era muito comum eles submergirem o milho em água para retirar sua casca. Certo dia, decidiram fazer o mesmo com o cacau. Eles, então, perceberam que esta fruta absorvia a água para dentro de si.

Em vários testes feitos, passaram a torrar e a moer o cacau para tomar com água, milho e as especiarias da época. Assim nasceu a bebida de cacau! Rapidamente se espalhou por toda a América espanhola e foi comercializada na Europa. Ela se tornou um produto comum e muito apreciado pelas mulheres pelo conteúdo energético.

Somente em meados do século XIX, holandeses conseguiram extrair a gordura do grão, criando a manteiga de cacau. Com o restante, decidiram triturar, se tornando um pó de chocolate.

A barra, como conhecemos hoje, só foi ser criada em 1847 por uma empresa inglesa. Ela nasceu a partir do pó com a manteiga. No Brasil, ele foi importado por uma companhia francesa chamada Poulain, que utilizava o nome fantasia Lacta.

Desde 1912, temos fabricação interna deste que é o doce mais consumido no Brasil e no mundo!

Como fazer chocolate

A Lacta colocou alguns passos essenciais na fabricação de chocolate e o Click Grátis vai exemplificar para vocês. Confira!

Passo 1# – Colheita, fermentação e secagem

Quando o cacau é retirado do solo, eles separam as sementes da polpa e deixam fermentar por 8 dias. Após isso, ficam de 7 a 10 dias secando no sol, para que sejam ensacadas.

Passo 2# – Torrefação

Um ambiente com 140ºC é preparado para que as sementes sejam torradas. É neste passo que o cacau começa a ficar com o sabor e o aroma que conhecemos do chocolate.

Passe 3# – Moagem

Neste passo, máquinas quebram as sementes e descartam as cascas. Elas vão para o processo de moagem e lá se transforma em uma massa, chamada de Líquor.

Passo 4# – Prensagem

O Líquor é passado pelo processo de prensagem, onde separam a manteiga de cacau dos resíduos.  A manteiga é utilizada para fabricar o chocolate e o restante para ser transformada em pó.

Passo 5# – Mistura

Este é um passo importantíssimo para os amantes dos diversos tipos de chocolate. O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite; o chocolate ao leite apresenta a massa e a manteiga do cacau, além de açúcar e leite; e o chocolate meio amargo não recebe o leite, somente um pouco de açúcar.

Passo 6# – Finalização

Por fim, o chocolate é colocado nas formas para se tornar barras, bombons e afins.

Como fazer Chocolate

Curiosidades do Chocolate

Nestes 100 anos dentro do Brasil, a Lacta já idealizou diversos tipos de chocolates
diferentes. Foram tantas embalagens e propagandas que chega a ser interessante relembrar um pouco da trajetória da marca no Brasil.

Até mesmo o Faustão já fez propaganda do Sonho de Valsa! Fábio Assunção, também, quando ainda era bem novo.

Veja algumas fotos da exposição. Ela estará aberta ao público até o dia 31 de março de 2013 com entrada franca. O visitante ainda pode tirar fotos com os amigos gratuitamente na cabine e provar de alguns chocolates.

Propagandas Lacta


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: