Topo

Dicas de saúde: como se livrar do estresse no trabalho

Comente

Muitas pessoas pensam nas férias quando chega dezembro. Mas este final do ano, na grande maioria dos casos, acaba apresentando uma grande quantidade de trabalho a mais. E isso pode ser sentido praticamente em todas as esferas da economia. Afinal de contas, é justamente nestes meses que o consumo aumenta, o que ajuda a girar toda a economia.

Mas o final de ano também não está relacionado somente ao aumento nas vendas. Também é o momento onde as empresas precisam olhar para trás para saber o que deu certo e o que deu errado, e também cumprir com suas obrigações diante do governo. Por isso, começam a surgir relatórios, balanços, pesquisas, projeções para o próximo ano, dentre outras tarefas que não podem ser feitas durante o ano.

Os funcionários ainda acabam sofrendo justamente com o mês que tanto esperam, que é as férias. A grande maioria das empresas não param, apenas os seus funcionários. Por isso, o volume de trabalho tende a aumentar para permitir que as pessoas tenham as suas pausas merecidas. E todo este excesso de trabalho tem um incrível potencial de deixar qualquer pessoa louca, com os níveis de estresse lá no alto.

E esta sobrecarga de trabalho pode levar a uma síndrome que ganhou um nome, de tão frequente que ela aparece no ambiente corporativo: burnout. Trata-se de uma reação ao estresse crônico provocado pela vida profissional, que leva o esgotamento emocional e físico, e que pode levar a problemas mais graves, como a depressão, a baixa autoestima, a agressividade e uma outra série de doenças.

como-se-livrar-estresse-trabalho

Para quem quer aproveitar este final de ano sem ter que entrar neste ritmo maluco, confira algumas dicas que poderá ajudar a se livrar do estresse:

Gerenciando o seu tempo

Se temos um maior volume de trabalho, temos que nos certificar de que ele realmente possa ser feito no nosso horário normal do expediente, antes de sair reclamando para o chefe que não dá pra fazer o que ele está pedindo. Por isso, utilizar ferramentas de gerenciamento de tempo, que já é importante em qualquer dia a dia da empresa, é ainda mais importante no final de ano.

É importante planejar com cuidado os tempos das tarefas, organizando uma lista de tarefas por prioridade e também deixando um tempinho reservado para pausa, almoços, etc. Mas lembre-se de cortar a perda de tempo que pode ser cortada, como conversa com colegas, reuniões muito demoradas, etc.

Não se entregue ao trabalho

Quando a pessoa acaba acumulando uma grande quantidade de tarefas, ela tende a se entregar ao trabalho e esquecer de todo resto da sua vida. A pessoa fica mais tempo dentro da empresa, trabalha quando chega em casa e ainda corta atividades prazerosas do seu dia a dia. Mas isso só vai servir para deixar a pessoa ainda mais irritada e ainda por cima vai fazer com que o seu rendimento despenque.

Precisamos de um tempo para recuperar as nossa energias, e precisamos conseguir nos desligar do trabalho para conseguir retomar com mais força. Por isso, o ideal é não deixar de fazer aquilo que se gosta, como ir a um bar com os amigos, passar um tempo com os filhos ao ar livre, ir no cinema e até mesmo passar um tempo sem fazer nada.

Alimentação

Muitas pessoas acabam ficando tão enlouquecidas nesta época do ano que acabam se esquecendo até mesmo de se alimentar. Mas além de ser de fundamental importância que a pessoa continue levando uma vida saudável, alguns alimentos podem até mesmo ajudar: Frutas vermelhas protegem o cérebro de radicais livres; Cereais integrais deixam o sistema nervoso mais saudável; Nozes e linhaças, sementes de chia e folhas verdes melhoram processos cognitivos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: