Topo

Dicas de autocuidados para prevenção de gripes e resfriados

Comente

Gripes e resfriados são doenças bastante comuns durante o período de inverno. Com o surgimento das vacinas, oferecidas para a população através do sistema público de saúde e também através da iniciativa privada, foi observada uma redução significativa na quantidade de pessoas que sofrem com este tipo de problema.

Mesmo assim, os pequenos resfriados ainda fazem parte do dia a dia de muitas pessoas durante os dias mais frios do ano. Especialmente nos estados da região Sul do Brasil, onde estão os locais que mais costumam sofrer com os espirros, com as tosses, e outros sintomas comuns.

O que muitos não sabem é que existem diversas alterações nos hábitos do dia a dia que podem ajudar a manter os resfriados e a gripe bem longe. Confira algumas dicas:

Dicas de autocuidados para prevenção de gripes e resfriados

Não fique em locais aglomerados e fechados

Veja também:

Uma das primeiras dicas é evitar ficar em locais que contam com uma grande quantidade de pessoas reunidas em um mesmo local. Pior ainda é quando essas pessoas ficam fechadas em um ambiente fechado. Os dias mais frios do ano acabam propiciando o fechamento dos ambientes, mas também facilita bastante a proliferação das bactérias.

Mantenha as mãos sempre bem lavadas

Um outro ponto que deve ser observado é a manutenção das mãos sempre bastante limpas. A principal forma de contágio por gripes e resfriados se dá por meio das mucosas do nariz, boca e olhos. Na hora de tossir ou espirrar, por exemplo, você pode infectar outras pessoas ou mesmo adoecer, graças às gotículas de saliva e secreção que escapam. Por isso, é fundamental manter as mãos sempre limpas.

Mantenha o corpo sempre hidratado

As pessoas costumam geralmente fazer relação do inverno com a umidade, mas na verdade o inverno é caracterizado pelo tempo sexo, causado pela baixa umidade do ar. E as gripes e os resfriados acabam se proliferando no organismo com mais facilidade quando as pessoas não estão com seus corpos hidratados. Portanto, é de fundamental importância que as pessoas consigam manter o seu corpo hidratado, bebendo cerca de dois litros do liquido por dia.

Alimente-se bem

Também é importante se alimentar adequadamente, para que as pessoas mantenham o seu corpo nutrido com vitaminas e sais minerais. Para isso, é importante que as pessoas tenham uma alimentação balanceada e adequada.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: