Topo

Determinados hábitos podem ajudar a prevenir o estresse, veja a lista

Os casos de estresse não têm sido raros nos últimos anos, por isso, adotar alguns hábitos saudáveis tende a ser fundamental na prevenção do problema. Confira nossas dicas...
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Com os afazeres do dia a dia e a grande pressão existente na maioria dos ambientes corporativos, os casos de estresse não têm sido raros nos últimos anos, o que muita gente não sabe, porém, é que pequenos hábitos podem ser fundamentais na prevenção desse problema, que naturalmente afeta a saúde como um todo. A seguir você poderá conferir quais são esses hábitos.

Determinados hábitos podem ajudar a prevenir o estresse, veja a lista

habitos-prevenir-estresse

Alimentação balanceada

Pode até parecer clichê, mas a alimentação saudável é um santo remédio para prevenir inúmeros problemas relacionados à saúde, o que inclui naturalmente o estresse.

Publicidade

Para quem deseja reduzir as chances de se ‘estressar’, a dica é consumir de forma equilibrada as gorduras, os carboidratos e as proteínas, além das vitaminas e minerais.

Se o organismo receber essas substâncias de forma natural ele tende a funcionar regularmente, proporcionando ao indivíduo força e energia para enfrentar os problemas e pressões do cotidiano.

Exercícios físicos

Durante a prática de exercícios físicos o organismo libera hormônios que melhora o funcionamento do corpo, o que inclui a adrenalina que ajuda a reduzir o estresse, o cortisol que é um anti-inflamatório, o glucagon que aumenta a quantidade de glicose, e a endorfina que libera a sensação de prazer.

Postura correta

Publicidade

Manter uma a postura corporal correta traz benefícios ímpares para a saúde da mente. Segundo especialistas, a maneira de posicionar o corpo pode afetar até mesmo a maneira de pensar.

Algo que pode comprovar isso é o fato de que, ao posicionar-se com os ombros caídos e de cabeça baixa a dificuldade em pensar em algo alegre parece aumentar, ao passo que, costuma ser difícil também pensar em contas a pagar quando se está acomodado como se estivesse relaxando em uma cadeira de praia.

Diante disso, é possível concluir que a postura adotada pelo corpo no dia a dia pode refletir diretamente na maneira de lidar com os problemas do cotidiano.

Gargalhar faz bem

Estudos apontam que o riso alivia o estresse. Dar risadas libera a endorfina no corpo, o que proporciona a sensação de bem estar. Ao sorrir a frequência cardíaca e a pressão arterial tendem a aumentar, proporcionando a sensação de relaxamento, estimulando ainda a circulação e ajudando a relaxar os músculos.

Sorrir pode até mesmo fazer as as perspectivas a respeito de determinado problema mudarem drasticamente, já que boa parte do estresse é creditada a julgamentos e pressões internas.

Sexo

O sexo vai muito além do prazer, ele também tende a ajudar no alívio e prevenção do estresse. Segundo pesquisas, o contato íntimo produz uma alteração cerebral, além do que, melhora o humor devido à liberação de estrogênio, testosterona, prolactina, e prostaglandina na corrente sanguínea.

Leia também:

Sono

Ter uma boa noite de sono faz com que o corpo se recupere do estresse do dia anterior e esteja com as forças renovadas para um novo dia. Pessoas que sofrem com insônia têm os reflexos lentos e ficam desatentas, tornando-se mais propensas à irritabilidades e estresses.

Respiração

A respiração tem uma relação direta com as emoções, quando se está ansioso a tendência é que o ar seja inalado com maior rapidez, o fato, porém, é que tentar respirar com mais calma tende a ser importante exercício na prevenção do estresse

Deligue-se

Acredite o celular pode contribuir em muito para o surgimento do estresse. Um estudo realizado com jovens entre 20 a 24 anos de idade mostrou que o celular estava ligado ao quadro clínico de depressão, falta de sono e estresse.

Isso em tese acontece porque muitas pessoas mesmo longe do ambiente corporativo continuam trabalhando ou averiguando dados do trabalho através da internet do telefone, o que acaba surrupiando períodos de descanso.

Diante desse cenário, o mais recomendável a se fazer é desconectar-se de tudo que é aparato tecnológico e reservar-se o direito de ter um religioso período diário de descanso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: