Topo

Curiosidades sobre o funcionamento do Intestino

Comente

O intestino é uma parte fundamental do corpo humano, sendo considerado como o segmento do canal alimentar que se estende a partir do esfíncter do piloro do estomago ao ânus. Basicamente ele pode ser repartido em duas partes distintas, sendo o Intestino Delgado e o Intestino Grosso.

Essa parte do corpo acaba tendo um papel fundamental no processo conhecido como digestão. É dentro do intestino que o bolo alimentar que acaba sendo formado no estomago acaba sendo digerido pela ação de suco entérico que contém enzimas. Essas substâncias são acabar processando as proteínas, os lipídeos, os carboidratos e as vitaminas.

Confira algumas curiosidades sobre o funcionamento do intestino.

Curiosidades sobre o funcionamento do Intestino

Não precisa de ordens do cérebro

Veja também:

Uma das características que torna o intestino diferente do que pode ser encontrado em outros órgãos do corpo é o fato de que ele não depende das ordens do cérebro para funcionar. Ele faz seu trabalho basicamente com completa autonomia. Nem mesmo o coração consegue funcionar de uma forma tão independente quanto o intestino.

Muitos neurônios

As pessoas acham que existem neurônios somente no cérebro, mas o intestino também conta com uma grande quantidade, aproximadamente 100 milhões de células nervosas. Isso acaba sendo mais do que a quantidade de neurônios encontrados na coluna vertebral ou no sistema nervoso periférico.

Serotonina

Uma outra curiosidade interessante sobre o funcionamento do intestino dentro do organismo humano está diretamente relacionada a quantidade de serotonina. Para quem não sabe, essa é a substância que basicamente controla o humor das pessoas. Cerca de 95% de toda serotonina que pode ser encontrada no organismo humano está no intestino. Por isso que medicamentos e dietas costumam afetar diretamente o humor das pessoas.

Ossos

Mesmo parecendo algo bem distante, médicos e pesquisadores afirmam que existe uma relação bastante forte entre o bom funcionamento do intestino e a saúde dos osso do corpo humano. A relação entre uma coisa e outra é surpreendente até para os cientistas, que descobriram que inibir a liberação de serotonina do intestino de camundongos com osteoporose interfere na densidade óssea desses animais.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: