Topo

Curiosidades sobre o fígado humano

Comente

O fígado é um importante órgão para o corpo humano, mas que muitas pessoas lembram apenas quando cometem aqueles exageros de costume, que geralmente acontecem no consumo de comida em demasia ou da bebida. Mas, de uma forma geral, é justamente o álcool que costuma afetar mais o fígado, sendo assim, qualquer pessoa que já tenha a propensão para desenvolver doenças na região precisam tomar cuidado.

Curiosidades sobre o fígado humano

Confira algumas curiosidades sobre o fígado humano:

Prevenindo doenças

De acordo com os especialistas, a grande maioria dos problemas que podem ser encontrados no fígado, com o passar do tempo, está diretamente relacionado ao consumo de álcool. Sendo assim, as doenças podem acabar se tornando facilmente prevenidas caso as pessoas consigam controlar este tipo de consumo. Além disso, a obesidade também costuma sobrecarregar bastante o trabalho do fígado.

Recuperação

Veja também:

Quando as pessoas tomam os famosos porres de bebidas com álcool geralmente sentem os efeitos ao longo dos próximos dias. Isso acontece porque o fígado demora um certo tempo para conseguir se recuperar do excesso de álcool que, por ventura, possa ser processado pelo fígado. Neste caso, a dica é dar uma boa folga, de no mínimo 3 dias, para que ele consiga se restaurar.

Diferentes funções

O fígado pode ser considerado como o órgão de muitas funções dentro do corpo. Eles fazem uma grande quantidade de atividades importantes no dia a dia, incluindo: produzir proteínas e fatores de coagulação sanguínea, auxiliar o processo digestivo e a liberação de energia e armazenar energia e ferro. Além disso, cabe ao fígado fazer um bom trabalho de purificação do sangue, para que ele se livre de algumas bactérias indesejáveis que possam ser encontradas por lá.

Super fígado

Um fato curioso sobre o funcionamento do fígado é que ele, diferentemente de outros órgãos, pode aumentar ou diminuir de tamanho dependendo da hora do dia. De acordo com uma pesquisa feita na Suíça, o fígado cresce em 50% durante as horas em que estamos acordados. Isso porque, durante o dia, sua atividade é bem maior do que à noite.

Como manter um fígado saudável

Existem também algumas dicas interessantes que podem ser adotadas no dia a dia para reduzir consideravelmente as chances do desenvolvimento de qualquer tipo de doença no fígado. Para isso, basta apostar em uma dieta rica em frutas e vegetais.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: