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Beber água emagrece? Consumo em excesso faz mal? Confira os mitos e verdades!

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A água é essencial para o bom funcionamento do organismo, pra se ter uma ideia, uma pessoa pode passar até 200 dias sem comer nenhum tipo de alimento, entretanto, se ele passar mais de 36 horas sem ingerir água, seu organismo já corre o risco de começar a falhar.

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Apesar da importância da água para o organismo, ainda nos dias atuais, em plena era da informação, existem muitos mitos que se fundem às verdades existentes em relação a essa substância tão essencial ao corpo. Na sequência iremos elucidar as principais dúvidas existentes a respeito do assunto.

Beber água emagrece? Consumo em excesso faz mal? Confira os mitos e verdades!

Beber água emagrece? Consumo em excesso faz mal?

BEBER Água emagrece?

Mito – O mito mais comum quando o assunto é relacionado à ingestão de água é o que diz que a água gelada emagrece, algo que de modo algum acontece, uma vez que, a temperatura da água não tem relação com o balanço energético do corpo.

Outro mito também comum nesse sentido é o que diz que tomar água em jejum emagrece, uma informação que não tem nenhum fundamento científico. Segundo especialistas, a água só seria capaz de emagrecer se fosse ingerida em substituição a outro alimento mais calórico, o que não também não é recomendável.

ÁGUA EM EXCESSO FAZ MAL?

Verdade – Uma pessoa completamente saudável, possui rins capazes de filtrar em média de 800 a 1000 ml de água por hora, ou seja, não há nenhum risco de passar mal consumindo essa média de líquido, no entanto, os riscos começam a ser reais para aqueles que excedem esse limite.

Consumir cerca de 2 a 3 litros de água por hora, por exemplo, pode causar hiponatremia, que é a queda de sódio sanguíneo, capaz de causar confusões e até mesmo convulsões.

Devo tomar água mesmo ingerindo uma boa quantidade de outros líquidos como sucos naturais e outras bebidas saudáveis

Mito – A água natural não é a única fonte do liquido, pelo que, existem outras bebidas capazes de hidratar o corpo, como por exemplo, através de sucos naturais de frutas. Apesar de tudo, vale ressaltar que mesmo assim a ingestão de água é recomendada, já que através de sucos e outras bebidas do tipo não é possível determinar a quantia ingerida de água propriamente dita.

Realmente é necessário consumir 2 litros de água diariamente?

Verdade – O recomendado é que cada pessoa tome cerca de 30 ml por quilo de seu peso por dia. Para dispensar a necessidade de ficar fazendo cálculos, os médicos incentivam de modo geral que os pacientes tomem 2 litros de água. Durante o dia o organismo produz em média 7 litros de líquido, incluindo saliva e secreção gástrica.

Mesmo sem sentir sede devo consumir água?

Verdade – O corpo humano só emite sinal de sede quando a quantidade de água no organismo já está no limite. Ou seja, se esse limite baixar mais o corpo poderá sofrer com prejuízos em seu metabolismo.

A longo prazo, a alta concentração de minério da água mineral pode causar pedra nos rins?

Mito – Não existe nenhum estudo cientifico que comprove que a água mineral cause pedra nos rins. Na verdade o que pode ocorrer é a ingestão inadequada da água, que sim, pode favorecer o aparecimento das pedras nos rins.

Faz mal à digestão beber água durante as refeições

Mito – O consumo de água durante as refeições não traz nenhum tipo de problema em relação à digestão dos alimentos.

Água com gás não é tão eficaz quanto à água natural?

Mito – Não existe estudo científicos que comprove essa afirmação.

Água com gás faz mal ao estomago?

Parcialmente verdade – O gás que é ingerido com a água faz com que a pressão intragástrica aumente e isso pode ou não causar certo desconforto. A água com gás pode piorar os sintomas de pacientes que sofrem com doenças do refluxo, como o gastresofágico, por exemplo.

Água da torneira transmite doenças?

Mito – De acordo com especialistas, a água que proveniente do abastecimento público ou de alguma outra forma coletiva, não oferece riscos à saúde desde que o processo esteja dentro das normas sanitária.. Apesar disso, para que a água seja própria para o consumo é importante que os reservatórios estejam sempre limpos e desinfetados. O indicado é fazer a limpeza dos reservatórios semestralmente.

Água de bebedouro público não traz riscos a saúde?

Parcialmente verdade – O correto seria que todos os bebedouros públicos oferecessem água filtrada e gelada, entretanto, nem sempre é isso que ocorre. Se houver alguma garantia de manutenção em determinado bebedouro isso significa dizer também que a água proveniente do mesmo geralmente é potável, e portanto, não oferece riscos à saúde. Vale destacar também que para uma garantia completa, o ideal é usar copos descartáveis em bebedouros considerados públicos.

Filtro de barro não limpa de forma adequada à água?

Mito – Todo filtro ou purificador de água certificado pelo Inmetro segue um padrão de qualidade e assim como outros filtros, os de barro também passam pela inspeção do órgão.  Apesar de tudo, para que se obtenha uma purificação adequada da água é necessário manter as velas limpas e troca-las periodicamente.

A água da torneira pode ser usada para cozinhar os alimento?

Verdade – Se a água for devidamente tratada pelo sistema do abastecimento público ela pode sim ser usada no cozimento de alimentos.

Posso ferver a água da torneira para beber?

Verdade – Se a água for aquecida até o ponto de fervura e mantida nessa temperatura por até 5 minutos, ela poderá ser consumida tranquilamente como potável. 5 minutos são mais que o suficiente para matar os microrganismo presentes nela.

Pessoas sentem sede durante a noite porque não bebeu água suficiente durante o dia

Mito – Sentir sede durante a noite pode ser algum tipo de vicio, e as causas devem ser investigadas. Pode ser também algo simples como a ingestão de alimentos muito salgados antes de dormir, para todos os efeitos, uma consulta a um profissional médico qualificado é sempre o mais recomendável.

É importante consumir bastante água ao praticar exercícios para repôr a água perdida durante a transpiração

Verdade – Como dito antes, o corpo necessita diariamente de 2 litros de água, entretanto, isso se aplica em dias considerados normais. Nos dias em que há prática de exercícios físicos, o corpo necessita de uma quantia maior de água para que o metabolismo possa funcionar perfeitamente, portanto, quem pratica atividades físicas deve considerar a ingestão de uma quantia superior a dois litros de água por dia.




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