A água pelo mundo - Dia Mundial da Água - 22 de Março

3.50 / 5 - 2
Comente

O Dia Mundial da Água é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada na década de 90, mais especificamente no dia 22 de março de 1992, para levantar diversas questões sobre a água, em que a proposta é preservar esse bem natural da humanidade. Essa questão é muito polêmica, pois diversas teorias apontam que a água não tem tendência a acabar, pois o sistema é totalmente cíclico e a água retornaria sempre.

Esse dia tem intenção de conscientizar de que a água é muito importante e deve ser preservada. O Planeta Terra é muito abundante em água, entretanto, pequena parte dela está disponível para o consumo, um número que, segundo estudos, diminui a cada dia. Hoje estima-se que apenas 0,008% da água do planeta esteja apta para consumo humano.

Mesmo sendo uma data simbólica, muitas vezes serve para diversas campanhas que visam diminuir o consumo de água e, principalmente, evitar a poluição da mesma, algo até mais grave que o desperdício.

Hoje, um dos nichos que mais consume água (que potencialmente poderia ser potável) é a agricultura, que usa grande demanda para alguns cultivos, principalmente para grandes irrigações, como, por exemplo, a rizicultura, que é a base econômica de muitas regiões e também acusada de ser uma das maiores fontes de poluição das águas.

Convencionalmente, ela é desperdiçada em banhos longos e excessivos, com carros sendo lavados constantemente com mangueira. Esse dia busca justamente ligar uma luz de alerta na população em geral, para que cada um possa fazer sua parte e contribuir para um planeta com mais água potável.

Sobre a disponibilidade de água, hoje o grande problema não é exatamente sua falta, mas, sim, a distribuição, onde a maior parte dela se concentra em pequenas regiões, deixando outras tantas com um déficit gigantesco.




Insira em seu site ou blog





Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!