Topo

Aprenda identificar os sinais de desidratação e amenize o problema

Dicas de saúde, alimentação saudável e bem estar você confere sempre aqui, no Click Grátis! Aprenda identificar os sinais de desidratação e amenize o problema
Publicidade
Comente

Entre as inúmeras funções que a água exerce no corpo, estão a regulação da temperatura e o bom funcionamento do sistema circulatório, o que sabidamente é de suma importância para uma vida saudável.

E antes de prosseguirmos, vale lembrar que o corpo humano perde líquidos em diversas ações, o que vai desde a respiração até a urina, incluindo o suor no meio do processo.

Dito isso, quanto o corpo recebe água em abundância geralmente não há problemas, no entanto, quando ele sofre com a falta do líquido ele passa a se adaptar para minimizar os danos da perda, em um quadro que eventualmente pode levar à desidratação causada justamente pela escassez de água no organismo.

Publicidade

Para ajudar você a minimizar ou até mesmo prevenir esse tipo de problema, portanto, vamos citar a seguir uma lista com sinais de desidratação emitidos pelo corpo. Veja!

Os sinais da desidratação que você precisa conhecer

Prisão de ventre

Prisão de ventre

O intestino funciona perfeitamente quando se tem um equilíbrio no consumo de água e fibras. O líquido se mistura às fibras e deixa as fezes mais volumosas e pastosas impedindo assim o ressecamento. Nesse caso quando a pessoa está com prisão de ventre, a primeira suspeita deve ser o baixo consumo de água e fibras.

Poucas lágrimas ao chorar e boca seca

Boca seca

Publicidade

Quando não se ingere a quantidade de água necessária, é possível notar que sai pouca lágrima dos olhos durante o choro e também que a boca fica seca. Sendo assim, o ressecamento da boca pode ser o primeiro sinal de que o organismo necessita de água.

Leia também:

Urina alterada

Urina alterada

A urina escura também pode ser um indício de baixo consumo de água, principalmente em dias mais quentes quando a transpiração é maior e há perda de líquido constante durante o dia. Esse baixo consumo de água pode aumentar os riscos de pedras nos rins e outros problemas urológicos.

Pele seca

Pele seca

Quando o corpo reduz a água para saliva, urina e lágrima ele precisa cortar outros gastos de água para manter o sangue fluindo, e então ele puxa a água de nossa pele para dentro de nossas veias para manter o bom funcionamento do corpo.

Com isso a pele perde a água e fica sem sua elasticidade natural, o que eventualmente culmina com uma palidez visível, além de olhos secos e profundos.

Queda de pressão arterial

Pressão arterial

A água possui uma grande influência no controle da pressão, uma vez que sua presença é que vai determinar a densidade do sangue. Com a falta de água o volume sanguíneo começa a entrar em crise enão havendo mais água suficiente ele encontra dificuldade em diluir metabolitos, como açúcar, sódio e ureia.

Outro problema que pode ocorrer é o de não haver volume de sangue o suficiente para preencher de forma adequada todo leito arteriovenosos, o que pode levar a uma queda de pressão.

Além disso, sintomas como tontura, cansaço e indisposição podem estar relacionadas a um início de desidratação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: