Topo

Aprenda evitar problemas respiratórios com 4 dicas simples

1.00 / 5 - 1
Comente

Boa parte da população brasileira sofre com algum tipo de doença respiratória, seja ela, asma, bronquite crônica, sinusite ou renite. E o maior problema é que todas essas doenças afetam negativamente alguma das atividades simples do dia a dia, como a prática de exercícios, o sono, o trabalho e até mesmo a respiração.

Se você quer evitar essas doenças respiratórias ou minimizar o problema, portanto, saiba que algumas medidas podem ser de grande utilidade nesse sentido. Veja a seguir algumas das dicas de como evitar o problema.

Dicas para prevenir e/ou minimizar problemas respiratórios

Aprenda evitar problemas respiratórios com 4 dicas simples

Evite fumar

Para quem deseja melhorar a saúde respiratória, o ideal é ficar longe do fumo, uma vez que o cigarro é a principal causa de doenças respiratórias. Seus componentes químicos desenvolvem inflamações nas vias aéreas, causando asma e bronquite. Para quem já é fumante e deseja ter uma saúde respiratória melhor, portanto, o ideal é buscar ajuda para largar o vício.

Vacine-se

Veja também:

A forma mais fácil de se manter longe da gripe e da pneumonia, é se vacinar contra a gripe sazonal, H1N1 e pneumococo. Essa vacina faz parte do calendário oficial de vacinação, sendo muito importante para pessoas idosas, cardiopatas, diabéticas e pacientes oncológicos.

Hidrate-se

Quando o corpo não recebe a hidratação necessária, ele fica sujeito a doenças. A função mucociliar presente em nosso corpo é uma forma de auto limpeza da mucosa nasal, que para funcionar precisa de hidratação.

Quando não ocorre uma hidratação satisfatória, portanto, há uma retenção de muco no trato respiratório, dificultado a eliminação dos micro-organismos inalados, o que leva a doenças respiratórias. De maneira geral o recomendado é que mulheres bebam cerca de dois litros de água por dia e homens três litros de água por dia.

Dieta correta

Quando o corpo recebe a nutrição ideal ele fica mais resistente aos vírus e bactérias, evitando o desenvolvimento de doenças respiratórias. Lembrando que nenhum alimento age diretamente nos pulmões, mas sim no sistema imunológico e respiratório.

Para fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo, o indicado é o consumo de chá preto, pois ele é um vasodilatador, melhorando a respiração e passagem sanguínea pelos vasos respiratórios. Outros alimentos indicados são, peixes, linhaça e chia, que são ricos em ômega 3, o que ajuda na redução de inflamações crônicas, como rinite, sinusite, bronquite e asma.

O gengibre e canela ajuda na diminuição da produção de muco no sistema respiratório, enquanto a hortelã e o alecrim são antibactericidas, anti-inflamatórios e antifúngicos. A cebola e o alho são alimentos ricos em quercitina e com alto poder antialérgico, antibactericida e anti-inflamatório.

Outra forma de fortalecer o sistema imunológico é consumir frutas cítricas como laranja, limão, acerola e caju, que possuem uma grande concentração de vitamina C, assim como vegetais escuros, como como brócolis, couve-flor e rúcula, que são ricos em ferro.

O azeite extra virgem também pode ser usado, pois é uma ótima fonte de vitamina E, assim como frutas vermelhas e roxas, tais como framboesa, açaí, uva e morango, dentre outras. Todas se mostram excelentes antioxidantes.




Comentários (2) Postar um Comentário

Roberval Lee comentou:

muito bom !!parabens !!

Aline Mayara comentou:

obrigado pelas dicas!!!!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: