Topo

Alimentos da ceia de fim de ano que ajudam na prevenção de doenças

1.00 / 5 - 3
Comente

O período do fim de ano é naturalmente um dos mais festivos. E como já é tradição nessa época, a famosa ceia ganha espaço nas mais diversas confraternizações. Seja no Natal ou no Réveillon, a verdade é que uma mesa farta faz maravilhas pelo ambiente, e claro, também pelo apetite de quem tem o prazer de se fazer presente.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que além de tudo, muitos alimentos que estão presente nas ceias mais tradicionais podem também ajudar na prevenção de doenças. A seguir você confere alguns exemplos.

Alimentos que ajudam prevenir doenças e estão nas ceias de fim de ano

Nectarina

A nectarina é um alimento doce e nutritivo. Mas trata-se de uma fruta rica em beta-caroteno e potássio, tendo cerca de 50 calorias. A fruta também possui grandes quantidades de pectina, substância que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Abacaxi

O abacaxi é bastante recomendado por ser rico em fibras, mas vale lembrar que o que dizem sobre ele queimar gordura por ser um alimento ácido é mito. O abacaxi é saudável para o intestino, podendo até hidratar o corpo, mas não queima gordura.

Uva

As uvas são ricas em polifenóis, antioxidante que ajuda no combate dos radicais livres que prejudicam as células. Isso significa que a fruta ajuda reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, demência e alguns tipos de câncer. As uvas possuem ainda fibras e água, ajudando na hidratação e no funcionamento do intestino.

Romã

A romã é uma fruta usada em simpatias e como decoração de mesas. Ela possui propriedades importantes para a nossa saúde, sendo rica em vitamina A, que mantêm a pele bonita, saudável e favorece a visão.

A fruta ainda é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse.

Leia também:

Damasco

O damasco possui alto valor nutritivo por causa do alto teor de minerais e vitamina A. Ele ajuda na prevenção da anemia e anomalias do crescimento. Trata-se de alimento bastante nutritivo, porém é recomenda-se o consumo da fruta fresca. Cinco damascos secos possuem em média 90 calorias, 30 calorias a mais do que a fruta fresca.

Uva passa

A uva passa é uma fruta semi-ácida que possui propriedades cicatrizantes e ajuda estimular a formação dos glóbulos vermelhos, ajudando no combate à anemia, às doenças renais e à hipertensão, sendo ainda rica em fibras e ajudando nos problemas de intestino preso.

Ameixa seca

A ameixa seca possui propriedades funcionais, podendo ser consumida in natura, em doces, caldas, recheios e geleias. Ela também é rica em fibras e têm efeito laxante, sendo fonte de vitaminas A, B e C e minerais.

Amêndoas

As amêndoas são fonte de vitaminas B1 e B12, que auxiliam no combate da anemia, bronquite e problemas pulmonares, contribuindo também contribui para manutenção dos tecidos da pele. O detalhe, porém, é que ela deve ser consumida com moderação por ser muito calórica.

Castanha de caju

A castanha de caju é fonte de vitamina B2, que ajuda no combate a arteriosclerose, da osteoporose, doenças cardíacas e doenças gastrointestinais.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: