Topo

9 órgãos que você pode viver sem

Publicidade
Comente

Para um bom funcionamento do nosso corpo, o ideal é que todos os órgãos estejam em pleno funcionamento, mas existem algumas partes do nosso corpo as quais podemos viver sem. Porém, alguns órgão são extremamente essenciais e sem eles não podemos viver, como ´o caso do cérebro ou coração. 

Saiba quais os órgãos não são imprenscindíveis para nosso funcionamento

9 órgãos que você pode viver sem

Pulmão

Para respirar, um pulmão é suficiente para nós. Se uma pessoa teve que suportar tuberculose ou câncer, os médicos pulmonares mais afetados são forçados a retirar parte deste órgão. Claro, a respiração ficará mais difícil em 35% (como dizem os médicos). Mas ainda assim você continuará a viver uma vida plena.

Intestino grosso

Publicidade

Este órgão é removido por vários motivos: tumor maligno no intestino, colite ulcerativa, doença de Crohn. Para remover fezes do corpo, o cirurgião tem que recorrer a uma colostomia. As fezes saiam em uma bolsa especial. A situação não é a mais agradável, mas milhões de pessoas ao redor do mundo vivem sem um reto e estão acostumadas a isso.

Órgãos reprodutivos

Sem eles, é bem possível sobreviver tanto homens como mulheres. Os cientistas descobriram que a amputação do útero não afeta a vida sexual dos pacientes. Pode haver algumas mudanças no equilíbrio dos hormônios, o que implica uma diminuição da libido. Mas isso pode ser corrigido com a ajuda da terapia hormonal. A remoção da próstata também não afeta a vida sexual dos homens. Quando um testículo é removido, o homem ainda sentirá uma atração sexual.

Bexiga

Se há indícios sérios como câncer ou tumor, a bexiga tem que ser amputada. Existe o risco de danos aos órgãos mais próximos: o útero, a próstata, os gânglios linfáticos. Para remover a urina do corpo, o cirurgião conecta o trato urinário com o intestino. Assim, uma bexiga artificial é formada. O paciente tira o líquido através de um tubo especial.

A vesícula biliar

Publicidade

Uma das funções do fígado é produzir bile. Promove o processamento de alimentos gordurosos. A bile é concentrada na vesícula biliar. Se você aderir a uma dieta saudável e não consumir muita gordura, a amputação da vesícula não afetará seu bem-estar. As pessoas que costumam comer de forma equilibrada podem facilmente viver sem uma vesícula biliar. Problemas serão com aqueles que costumam comer muitos alimentos gordurosos.

Estômago

Alguns removem o estômago para perder peso. Existem também indicações médicas: câncer, úlcera, formações malignas. No estômago, o alimento é fermentado, o corpo está saturado de vitaminas e microelementos úteis. Se este órgão tivesse que ser removido, o cirurgião liga diretamente o esôfago ao intestino delgado. Os pacientes devem mudar sua dieta. É aconselhável excluir alimentos gordurosos, comer porções pequenas.

O baço

Veja também:

Sua principal função é purificar o sangue. Este órgão pode ser amputado devido à doença de Verlhof (quando há falta de plaquetas no sangue), câncer, doenças do sangue. O baço suporta a imunidade de todo o organismo, então, após a remoção, diminui significativamente. Após a operação, o paciente é injetado com vacinas especiais que combatem as infecções e aumentam o tom do corpo.

Um rim

Embora este seja um órgão vital, podemos sacrificar um rim. Dois rins serão mais harmoniosamente carregados de suas funções, mas com um que você pode viver plenamente. Às vezes, uma pessoa tem apenas um rim desde o nascimento, mas ele nem sequer sabe disso. Não há absolutamente nenhum desconforto, todo o corpo funciona em conjunto.

Apendicite

Os cientistas não entenderam completamente as funções desse órgão até hoje. Talvez, acumule bactérias úteis que apoiem nossa vida. Mas às vezes a apendicite faz mais mal do que bem. Se estiver completamente cheio ou inflamado, deve ser removido com urgência. Mesmo que essa conseqüência do reto e ajuda a imunidade, seu papel não é muito bom. A amputação de apendicite para a saúde não prejudica.

Se necessário, uma pessoa pode viver sem esses 9 órgãos. Claro, a vida não será a mesma coisa que antes. Haverá uma certa quantidade de desconforto. Mas se o órgão afetado precisa ser amputado, vale a pena concordar com uma operação sem hesitação. É melhor permanecer sem estômago ou baço, mas manter ao mesmo tempo a vida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: