Topo

8 motivos para você usar o cúrcuma em suas receitas

2.70 / 5 - 10
Comente

A cúrcuma é um tempero natural popularmente conhecido como açafrão-da-terra, da mesma família do gengibre. Mesmo sendo um tempero que existe há anos, ele agora está ganhando fama devido às maravilhas que pode fazer na área da saúde, sem contar que também pode dar um sabor a mais na comida. Se você ainda não provou ou não conhece os benefícios desse tempero, é hora de conhecê-los. Veja!

Razões para você experimentar o cúrcuma

8 motivos para você usar o cúrcuma em suas receitas

Ótimo anti-inflamatório

O açafrão é um tempero que possui agente farmacológico conhecido como curcumina. De acordo com alguns estudos, seus efeitos são bem parecidos com os da hidrocortisona, diclofenaco e fenibutazona, todos eles medicamentos anti-inflamatórios. Além do benefício de ser natural, sem causar efeitos colaterais, uma vez que não produz toxidade.

Antioxidante

Alguns estudos comprovaram que curcumina possui um efeito antioxidante muito poderoso. Os antioxidantes são ótimos para neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.

Contra artrite

Veja também:

Como a cúrcuma é um ótimo antioxidante, ela possui o poder de aliviar a artrite, doença que acaba degenerando e inflamando as articulações devido os radicais livres. Como o açafrão possui a combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório, reduzindo os sintomas da artrite, como por exemplo a rigidez matinal, edema e dor.

Cérebro

Outro grande benefício do açafrão é deixar o cérebro afiado, o que serve para reparo após lesão ou combate contra doenças neurodegenerativas. De acordo com uma pesquisa, o açafrão é capaz de impedir que se forme compostos destrutivos que estão presentes no cérebro em doenças neurodegenerativas, como por exemplo, Parkinson e Alzheimer.

Fortalece o coração

O açafrão também ajuda a evitar a oxidação do colesterol no organismo. Quando o colesterol oxida acaba danificando os vasos sanguíneos, acumulando em placas rígidas, podendo gerar um ataque cardíaco ou AVC. Com a ação da cúrcuma é possível reduzir a progressão da aterosclerose, entre outras doenças cardíacas.

Contra a depressão

De acordo com um estudo publicado na revista Phytotherapy Research, um ensaio clínico realizado com 60 pessoas, mostrou que a cúrcuma foi eficaz no tratamento de depressão grave, comparado aos efeitos da fluoxetina.

Segundo os estudos, a cúrcuma teve o efeito parecido com os de medicamento antidepressivo, porém, a cúrcuma não possui os efeitos colaterais, além de trazer outros benefícios à saúde. Outra pesquisa ainda mostrou que o açafrão consegue aumentar os níveis de neurotransmissores, assim como a serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Limpa a pele

Por possuir propriedades antissépticas e antibacterianas, o açafrão auxilia no combate a cravos e espinhas. Isso porque ele ajuda a deixa a pele com menos oleosidade, controla as espinhas e ainda deixa a pele com uma luminosidade natural. Porém, o ideal é procurar ajuda médica para aproveitar melhor os benefícios do tempero.

Controle do peso

Segundo estudos, o açafrão ajuda a eliminar a produção de gordura no corpo. Porém, a dose usada no estudo foi de cinco gramas ao dia, o que equivale a uma colher de chá do tempero.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: