Topo

8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Comente

No dia 08 de abril, o mundo inteiro lembra e reflete sobre o câncer. Esta é a data oficial para ser escolhida como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, onde diversas palestras e eventos acontecem no mundo inteiro.

O ClickGrátis fez um resumo sobre algumas das informações mais importantes sobre esta doença que é tão mortal no mundo todo. Confira!

O que é o Câncer?

O câncer é uma doença causada por algumas células que crescem, mas logo se mostram anormais, e invadem os tecidos mais próximos. À medida que o tempo passa, ela vai se espalhando pelo corpo a partir do processo chamado de metástase.

Muitas dessas células se mostram tumores benignos e são facilmente removidas. O problema está quando elas são malignas, ou seja, podem trazer a morte. Esta doença existe há milhares anos, entretanto, só se tornou o que é hoje depois da Revolução Industrial.

Atualmente, são conhecidos diversos tipos de câncer e eles são agrupados em algumas categorias: carcinomas, leucemias, linfomas, mielomas, sarcomas e tumores no sistema nervoso central. A diferença está no tecido em que eles se desenvolvem e o público que mais atacam.

Prevenção do Câncer

8 de abril Dia mundial de combate ao cancer

O câncer é uma doença que aparece quando você menos espera e se desenvolve sem nem dar vestígios de que existe. Quando a pessoa descobre, já é tarde. O segredo é sempre ir ao médico, marcar consultas periodicamente e de todas as partes do corpo. O câncer se desenvolve em quaisquer tecidos, então é bom nunca negligenciar os exames.

Alguns alimentos auxiliam na diminuição dos riscos, como, por exemplo, o tomate. Estudos mostraram que quem se alimenta dele diariamente tem menos riscos de desenvolver câncer de próstata.

Tratamento do Câncer

A grande dificuldade de se tratar esta doença é em relação a similaridade das células normais e das células anormais. Fica difícil distinguir qual é qual, por isso ele costuma ser indetectável e muitas vezes não tem mais volta.

Os tratamentos mais utilizados são cirurgia, quimioterapia e radioterapia. O primeiro só funciona para alguns casos, pois quando as células cancerígenas se espalham, não há mais a possibilidade de fazer cirurgia; já para quimioterapia e radioterapia,  seu uso é para estados mais avançados onde a proliferação de células anormais está mais rápida. O grande problema são os efeitos colaterais.

Estatísticas sobre o Câncer

Por que há um dia para o combate ao câncer? Porque ele é extremamente letal! No Brasil, o número de mortos por esta doença fica atrás apenas dos problemas relacionados ao coração. O câncer de mama e câncer de próstata somam, juntos, mais de 110 mil casos no Brasil em 2012, podendo alcançar meio milhão neste ano. No mundo, 8 milhões de pessoas morrem por ano em razão desta doença, sendo que se boa parte delas tivesse a consciência de ir regularmente ao médico, um terço estaria viva.

Este é o verdadeiro sentido do dia do combate ao câncer! Conscientizar você e toda a sua família que é importante se cuidar, pois este problema mortal bate na porta de qualquer pessoa de qualquer renda.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: