Topo

5 motivos para não segurar gases

Segurar o pum faz mal para sua saúde e pode até matar
Publicidade
Comente

Recentemente o caso de um homem que morreu por segurar gases foi divulgado. Pode parecer brincadeira, mas isso é sim possível. O rapaz estava na casa da namorada quando caiu no chão com fortes dores no estômago e, ao chegar no hospital, morreu. O médico que o atendeu informou que o motivo foi divertículos no intestino grosso, que são causados por retenção de gases por longos períodos de tempo, este por sua vez, causou uma peritonite, e, posteriormente, a morte. O rapaz havia almoçado na casa da namorada naquele dia e o que comeu gerou muitos gases que o mesmo, provavelmente com vergonha, decidiu não soltar.

Por quê não devemos segurar os "puns"

5 motivos para não segurar gases

Muita gente não gosta nem de falar sobre o assunto, imagine soltar os famigerados gases. Conhecido por diversos nomes, os gases, mais conhecidos como pum, não devem ser guardados por muito tempo, apesar de ser desconfortável compartilhá-los por aí. Apesar disso, o peido é uma ação do nosso organismo formada pelo ar que entra pela nossa boca. Apenas 10% desses gases surgem na fermentação do alimento ao longo do nosso intestino grosso. O resto é do que ar que engolimos sem querer durante a alimentação ou mesmo bolhinhas de ar presente na saliva ou em bebidas gaseificadas (refrigerantes e cerveja, principalmente).

Esses gases percorrem todo o tubo digestivo até encontrarem os gases produzidos pela ação de bactérias sobre a comida. Juntos, esses gases chegam à ampola retal – a última parte do tubo digestivo, que termina no ânus – e ali ficam comprimidos até você abrir uma brecha para eles saírem. Isso acontece de 12 a 25 vezes ao dia, liberando ao todo de 1 litro a 1 litro e meio de gases. 

1- O pum diz muito sobre sua saúde

Publicidade

Eles são sinais precoces de vários problemas de saúde. Cheiros fortes, alta frequência, e/ou dor incomum quando solta pum podem ser sinais de doenças sérias. Se estiver regularmente com estes sintomas, é melhor comunicar ao seu médico.

2- Te ajuda a ficar menos inchado

Depois de comer, a sensação de estar muito mais gordo é real e não é só culpa daquilo que você comeu. Quando uma grande quantidade de comida tem que ser digerida ao mesmo tempo, o seu corpo armazena mais água e o seu intestino produz mais gases. Quando soltar, o seu estômago vai se sentir muito melhor e vai ser mais fácil de abotoar o seu jeans.

3- Peidar é sinônimo de saúde

Por incrível que pareça, pessoas mais magras soltam mais gases. Isso é porque pessoas que comem comidas mais saudáveis, frequentemente têm mais ingestão de fibras e comem mais frutas e vegetais que estimulam a digestão. Estas coisas dão às bactérias do seu intestino mais com o que trabalharem, dando ao seu trato intestinal mais prática, o que pode levar a uma maior produção de gases. Se raramente tem gases, a sua dieta está provavelmente com falta de fibras. Boas fontes de fibra são os grãos integrais, vegetais verdes e lentilhas. Muita carne vermelha pode causar mau cheiro e pode ser indicativo de que precisa dar um tempo nas carnes e nos hambúrgueres.

4- Cheirar seu pum faz bem!

Publicidade

Estudos mostram que existem substâncias em seus gases que te protegem de doenças. Isso acontece por causa do sulfato de hidrogênio que é a substância que dá aos gases aquele cheiro de “ovo podre”. Em altas doses, esta substância química é venenosa, mas em doses baixas, ela pode proteger as suas células e prevenir enfartes e derrames. 

5- É extremamente aliviante

Soltar pum te dá uma sensação de alívio inigualável e prender te deixa desconfortável e com mal estar. Ao soltar um pum, daqueles com vontade, você libera grandes quantidades de gases presas indevidamente em seu organismo.

Veja também:

Agora que você sabe que faz bem peidar, não há mais motivo pra segurar. A não ser que o cheiro seja realmente insuportável, ai é melhor escolher um local mais reservado, né? Obrigado!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: