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4 fatores que desaceleram o metabolismo e dificulta a perda de peso

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Para perder peso a regra é simples, é fundamental gastar mais calorias do que consumir. Em contrapartida, para falar sobre a queima das calorias, é importante entender melhor sobre a termogênese, o que é um processo de produção de calor, este que está relacionado ao metabolismo do organismo.

O gasto total de energia de uma pessoa é calculado quando somamos a taxa de metabolismo basal, e a termogênese induzida pelos alimentos. Nesta situação algumas condições poderão desacelerar o metabolismo diminuindo a queima de energia. Confira alguns fatores que desaceleram o metabolismo.

Situações de estresse

Estudos realizados apontam que em mulheres que passam por um dia estressante, o metabolismo poderá ficar mais lento por até seis horas após a ingestão de alimentos padronizados. Esta redução poderá contribuir com o ganho de peso.

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Outra particularidade é que o estresse poderá levar a uma ingestão dos alimentos altamente palatáveis e calóricos, já que o organismo entende isto como uma recompensa.

Grandes períodos sem ingerir alimentos

Ficar muito tempo sem ingerir alimentos acaba levando ao estado de fome, e quando isto se torna um hábito, o organismo compreende que a próxima refeição irá demorar e desacelera o metabolismo, com isto a queima de calorias fica mais lenta.

Fracionar a dieta acaba contribuindo para aumentar o gasto de calorias. Deve-se ter em mente que não se pode aumentar o número de calorias ingerido ao fracionar o alimento, é importante ter cuidado para não haver um aumento de ingestão de calorias que poderia anular ou superar os gastos.

Dormir pouco ou noites mal dormidas

Quanto menos horas de sono você dormir por noite, tanto em crianças como em adultos, ocorre um maior risco de obesidade. Se privar do sono poderá aumentar o apetite em animais, esta privação poderá também reduzir os níveis de grelina, hormônio que aumenta o apetite e reduz o gasto de energia.

A interrupção ou mesmo redução de atividades físicas

São diversas as razões para isto, como o começo da vida profissional, trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o cuidado com filhos, doenças, entre outras coisas. Praticar de forma regular atividades físicas acaba aumentando a termogênese induzida pelo exercício, acelerando assim o metabolismo. O metabolismo é mais lento em uma pessoa de vida sedentária do que uma que pratica exercícios físicos.




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