Topo

Veja como congelar frutas para consumi-las em qualquer época do ano

Comente

Você sabia que é possível consumir a sua fruta favorita em qualquer época do ano, mesmo com ela não estando na safra? Pois é! Isso não só é possível, como também é bastante recomendável para aqueles que pretendem saborear uma boa variedade ao longo do ano.

A melhor maneira de conseguir isso é congelando as frutas de maneira adequada, pois, se congeladas da maneira errada as mesmas podem acabar vindo a perder suas propriedades, nutrientes e textura, portanto, na sequência você confere nossas dicas para não errar durante o processo.

Veja como congelar frutas para consumi-las em qualquer época do ano

como-congelar-frutas

Dicas de como escolher e preparar a fruta para o congelamento

O primeiro passo é a escolha da fruta perfeita, ou seja, ela não deve conter nenhum tipo de marca ou machucado, e deve estar bem firme e madura. O segundo passo é separar as que serão congeladas,  e lavá-las com água gelada, retirando assim todos os seus talinhos e folhas. O passo seguinte, é preparar as frutas como se fosse consumi-las de imediato, é assim que elas deverão ser congeladas.

Veja agora quatro maneiras diferentes de congelar as frutas

Congelando frutas com açúcar

Depois de separar as frutas como ensinamos anteriormente, coloque-as em um recipiente que possa ir ao congelador e polvilhe as frutas com açúcar, em seguida, espere um tempo para que ele dissolva-se por si só sobre a mesma. Depois da dissolução do açúcar, basta tampar a vasilha e guardá-la no congelador.

Congelar frutas com calda

Para preparar a calda basta juntar açúcar e água na mesma proporção, levando a mistura ao fogo e deixando ferver até enfim criar a consistência da calda. Depois de pronta, jogue-a por cima das frutas e espere a mesma esfriar. Assim que esfriar, tampe a vasilha e leve-a ao congelador. Uma dica é acrescentar uma colher de sopa de limão na calda quando as frutas forem maçã ou pera, isso evita que elas escureçam.

Congelando frutas naturais

Se deseja guardar a sua fruta ao natural, basta seguir os primeiros passos que ensinamos e deixar as frutas secas, caso a fruta tenha caroço é necessário retira-lo antes de congelar. Coloque as frutas em sacos de plástico próprios para congelados e leve-as em seguida ao freezer.

Mostraremos agora algumas dicas para quem deseja manter ao máximo as propriedades, texturas e até mesmo a cor de cada uma das frutas congeladas.

Como conservar o sabor, a cor e a textura das frutas congeladas

Para congelar o Abacaxi – Retire toda a casca do abacaxi e corte ele em fatias. O abacaxi pode ser congelado tanto com açúcar quanto em caldas.

Para congelar a Acerola – Lave a fruta com água gelada e congele-a inteira em seguida

Para congelar Amora, morango, framboesa – Pode-se utilizar tanto a técnica de congelamento com açúcar, quanto a com calda e ao natural, o fato de serem frutas pequenas dispensa a necessidade de picá-las.

Para congelar o Coco – Basta cortá-lo em pedaços e levá-lo ao congelador, o mesmo pode ser feito com ele ralado, congelando-o ao natural.

Para congelar o Figo – Lave-o com água gelada e use a técnica de congelamento em calda.

Para congelar a Goiaba – Lave a fruta com água gelada e retire todas sementes, optando, em seguida, por congelá-las em calda.

Para congelar Jabuticaba – Lave a fruta com água gelada e em seguida a guarde no congelador inteira ao natural.

Para congelar Laranja e limão – Retire toda casca e a película, e congele ao natural.

Para congelar Maçã – Lave a fruta com água gelada e retire toda casca e as semente. Passe em seguida no suco de limão e só então guarde para congelamento.

Para congelar Manga – Lave a fruta com água gelada, em seguida descasque-a e congele-a.

Leia também:

Dicas extras para congelar as frutas

A melhor maneira de congelar frutas pequenas como amora, morango e framboesa, é colocá-las lado a lado em uma travessa para congelar ao natural. Feito isso, deve-se retirá-las da travessa e colocá-las em sacos plásticos para que voltem ao congelador. Vale ressaltar que a validade das frutas no congelador costuma ser de seis meses.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: