Topo

Quando e como congelar alimentos: O que é proibido?

Aprenda todos os truques e dicas de cozinha para o seu dia-a-dia aqui no ClickGrátis! Quando e como congelar alimentos? Veja a lista do que não pode...
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

A técnica de congelar alimentos é uma ótima opção para conservar a comida, além do que, facilita em muito a vida da dona de casa que pode ter alimentos já pré-preparados para as refeições.

Apesar dessa ser uma técnica extremamente útil, o fato é que nem todos os alimentos podem ser congelados, pois alguns podem acabar perdendo sua propriedades, textura e atém mesmo o sabor, na sequência traremos algumas dicas para quem deseja aprender a esse respeito.

Quando e como congelar alimentos: O que é proibido?

quando-e-como-congelar-alimentos

Tipos de alimentos que não devem ser congelados

Publicidade

Iogurte

Esse é o tipo de alimento que não dever ser congelado porque acaba perdendo suas propriedades e textura, ao ser congelado o iogurte começa a ter seus ingredientes separados no pote, o que lhe atribui um aspecto de leite coalhado.

Ovo cru

Publicidade

O ovo cru não pode ser congelado inteiro, sob o risco de ter a casca quebrada quando exposta a uma temperatura diferente da temperatura ambiente, entretanto, é permitido o congelamento das partes do ovo separadamente, ou seja, a clara pode ser congelada sem nenhum problema, basta reservá-la em um saco plastico, já a gema só deve ser congelada quando batida juntamente com um pouco de sal ou açúçar para não estragar.

Batatas

Não é aconselhável o congelamento de batata seja ela crua ou cozida, além da batata absorver muita água, ela acaba ficando muito mole e escura quando congelada, entretanto, pode-se congelar purês, suflês ou fritas de batatas normalmente.

Maionese

A maionese segue os mesmos princípios do iogurte, não deve ser congelado pois a gordura se separa dos demais ingredientes ficando com a aparência coalhada.

Cremes e pudins com amido de milho

Cremes e pudins que levam amido de milho em seu preparo devem ter o congelamento evitado, pois a água solta durante o processo de descongelamento, acaba comprometendo o preparo do alimento.

Legumes e verduras

Não é indicado o congelamento de legumes como pepino e rabanete pois eles murcham e perdem o sabor natural, o mesmo acontece com as folhas verdes, se sua intenção é comer uma salada crua não congele seus ingredientes. Por outro lado, as folhas que são usadas para preparos de receita, como salsinha e coentro podem ser congelada sem nenhum problema.

Frutas

Algumas frutas são mais delicadas, e quando expostas à baixas temperaturas acabam tendo a cor alterada, podendo ficar escuras e murchas, as frutas só devem ser congeladas quando fazem parte de alguma receita em que elas sejam cozidas como cauda ou purê de frutas.

Gelatina

Mesmo que para que ela crie uma consistência seja necessário levá-la à geladeira, elas não resistem a uma baixa temperatura, quando expostas a uma temperatura muito baixa acabam ficando cristalizadas.

Fermento fresco

Esse tipo de fermento não pode ser congelado pois pode perder parte de sua ação de fermentação, comprometendo assim a receita.

Chantilly

O chantilly também segue o principio do iogurte, ao separar sua parte gordurosa das demais.

Leia também:

Outras dicas para congelar alimentos

Mesmo congelados os alimentos têm um prazo de validade, conheça agora o tempo de conservação de alguns alimentos importantes que você pode guardar em seu freezer.

O frango cru pode ser conservado congelado por até 12 meses, independente de ser inteiro ou em pedaços, entretanto, os miúdos do frango tem a validade de apenas 2 meses.

A carne bovina cortada em bife pode ser conservada congelada de 8 a 12 meses, entretanto, no caso do bife à milanesa o prazo de validade cai para 3 meses.

Carne bovina crua e moída pode ser conservada por até 4 meses congelada.

Os peixes tem um diferencial no tempo de conservação, os magros duram em média de 6 a 8 meses, enquanto que os gordos duram entre 3 a 4 meses.

Pães conserva-se de 4 a 6 meses

Os bolos simples podem ser congelados por até 10 meses, já os bolos confeitados duram apenas 3 meses.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: