Topo

Vai preparar o chocolate em casa? Veja dicas imperdíveis para obter êxito na empreitada

Comente

Com os valores dos ovos de Páscoa nas alturas, muita gente acha complicado presentear os amigos e familiares com a iguaria. Apesar disso, para quem gosta de se arriscar na cozinha e até para quem está em busca de economia pura e simples, existe sempre a opção de confeccionar a guloseima.

Nesse momento, todas as informações são bem-vindas, afinal, ninguém quer desperdiçar chocolate em algo que não sai como o planejado, não é verdade? Sabendo disso, decidimos apresentar a seguir algumas dicas que são de grande utilidade para o êxito da empreitada. Veja!

Vai preparar o chocolate em casa? Veja dicas imperdíveis para obter êxito na empreitada

como-fazer-chocolate-caseiro

A escolha do chocolate

A base do sucesso para fazer bons Ovos de Páscoa é a escolha certa do chocolate. Na hora de escolher procure comprar os que possuem mais manteiga de cacau que os tradicionais, isso ajuda na hora do trabalho. A regra vale tanto para o chocolate branco, quanto para o amargo ou e ao leite.

Leia também:

Temperagem do chocolate

A temperagem é o processo que permite que o chocolate endurecça novamente após ser derretido, para que assim possa ser conservado de forma crocante. Para isso é necessário que o chocolate siga uma curva de temperatura, que varia de acordo com a coloração do chocolate.

Ele precisa derreter a ponto de derreter a manteiga de cacau presente nele, e depois disso ele deve para o resfriamento para que ocorra a cristalização da manteiga de cacau.

Temperando chocolate em casa

Para temperar o chocolate em casa é preciso derreter ¾ do chocolate e depois acrescentar o restante mexendo com uma espátula de silicone até o ponto de o chocolate ficar liso e com a temperatura em cerca de 28/29° C no caso do chocolate meio amargo, 27/28° C no caso do chocolate ao leite e 27° C para o chocolate branco.

Depois disso é preciso aumentar a temperatura e esquentar novamente até que o chocolate chegue a 32/33° C para o amargo, 30° C para o ao leite e 29/30° C para o branco.

Derretendo o chocolate

Banho-maria – Para derreter dessa forma é preciso colocar uma tigela de metal ou vidro sobre um recipiente com água fervente, mas isso sem que o fundo da panela toque na água. Nesse caso o chocolate deve derreter apenas com o vapor da água que está no recipiente de baixo.

Micro-ondas – Nesse caso é preciso colocar o chocolate em uma vasilha de vidro e aumentar a potencia média por um minuto, colocando depois por etapas de trinta segundos. O processo deve parar quando ¾ do chocolate for derretido. No caso de chocolate branco a melhor opção é a de derreter por meio do banho-maria, pois esse tipo de chocolate é mais frágil.

Utensílios

Os utensílios necessários para fabricação de ovos artesanais é um termômetro de cozimento para poder controlar a temperatura do chocolate, uma espátula leve para misturar o chocolate derretido e limpar as bordas da tigela, formas em policarbonato ou silicone para fazer os ovos e uma espátula metálica para raspar as formas.

Trabalhar com janela aberta

O chocolate precisa de um ambiente frio para endurecer bem, então, a dica é preparar os ovos de chocolate em um lugar frio ou pelo menos com uma janela aberta para ventilar a área. Em caso de regiões e lugares mais quentes um ambiente climatizado é indispensável.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: