Topo

Tipos de grãos para saladas e as diferenças entre eles

Comente

Quando o assunto é alimentação saudável, muita gente logo pensa em saladas, o que para alguns é sinônimo de comida sem graça e sem sabor. Mas para quem gosta de forçar o uso da imaginação, a lista de ingredientes saudáveis disponíveis no mercado pode ser sinônimo de muito sabor e variedade.

Isso porque, uma boa salada pode conter, além de folhas, muitos grãos que compõem as fibras e vitaminas de que o organismo necessita. Se você ainda não sabe como incluir grãos em sua alimentação para deixar sua salada mais nutritiva, portanto, veja a seguir algumas dicas de tipos de grãos e como usá-los.

Grãos para saladas

Tipos de grãos para saladas e as diferenças entre eles

Chia

A chia é um grão bem versátil, podendo ser usada em sucos e saladas. Trata-se de um grão perfeito para quem gosta de começar o dia bem e de maneira mais saudável. Isso porque esse pequeno grão ajuda o corpo no aproveitamento da glicose, evitando que o açúcar que ingerimos fique circulando pelo nosso sangue por muito tempo.

Veja também:

A chia também é rica em ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos. Ela pode ser consumida pura antes do almoço ou no preparo de sucos. Mas não se engane, pois mesmo saudável é um alimento calórico, sendo que uma colher de sopa equivale a 70 calorias.

Quinoa

A quinoa é um grão que pode ser usado tanto em saladas como em sopas. Ela é rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, ajudando no melhor funcionamento do intestino, e ajudando a diminuir os efeitos da TPM, sem contar que também é uma grande aliada dos intolerantes ao glúten, já que não possui a substância em sua composição.

A quinoa pode ser usada como acompanhamento para saladas na preparação de folhas como a couve e também cozida e temperada para o preparo de sopas. Para quem está em dieta não se esqueça de medir a quinoa de acordo com seu valor calórico, já que uma colher de sopa é equivalente a 70 calorias.

Linhaça

A linhaça é um ótimo acompanhamento para frutas e iogurtes, sendo um grão rico em fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, além de diminuir a ansiedade e proporcionar uma sensação maior de saciedade.

A ação da linhaça no organismo é simples, ela ocupa um lugar maior no estômago, o que o impede de se esvaziar rapidamente e consequentemente proporciona a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Se você deseja incluir a linhaça na sua dieta, use no preparo de sucos, como acompanhamento de frutas e iogurtes, apenas salpicando-a sobre esses alimentos, ou mesmo no preparo de sopas. Vale lembrar que 100 gramas de linhaça equivalem a 450 calorias.

Amaranto

O amaranto é um grão que pode substituir a farinha branca, sendo um cereal incrível indicado para quem busca uma reeducação alimentar e perda de peso de maneira saudável. Ele é um grão que ajuda na redução do colesterol presente em nosso sangue, fortalece os ossos, combate o envelhecimento precoce da pele e é uma verdadeira fonte de cálcio.

O amaranto possui flocos um pouco maiores que os demais, por isso o ideal é processá-los até que o amaranto obtenha a textura de farinha. Dessa forma poderá substituir a farinha branca pela farinha de amaranto em todas as suas receitas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: