Topo

O tipo de panela ideal para caldos, cozidos, frituras e outros pratos - veja

Comente

Tão importante quanto saber os ingredientes e a quantidade certa para cada receita é saber também qual é a panela mais adequada ao preparo, afinal, esse simples detalhe pode fazer toda diferença na textura e sabor dos alimentos.

Na atualidade existem inúmeros tipos de panelas, com diferentes formatos, cores, materiais e tamanhos, cada um com suas próprias características. Escolher o modelo errado pode causar resultado desastroso.

Em relação a frituras, por exemplo, usar uma frigideira funda com pouco óleo pode causar grande fumaça pela cozinha, o que se deve às gotas que pingam com o acúmulo do vapor na tampa.

Para ajudar quem pretende minimizar os erros na hora de preparar os pratos, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas com as melhores panelas para cada receita. Confira!

Melhores panelas para cada tipo de receitas

Dicas de panelas para cada tipo de receita

Panela funda e com tampa

Se sua receita não pede um tipo específico de panela, a melhor opção então é aquela panela funda, redonda, com cabo e tampa. Nesse tipo de panela é possível preparar desde arroz até estrogonofe, uma vez que essa é uma espécie de item coringa na cozinha.

Vale dizer que ela também pode ser usada no preparo de brigadeiros e pratos que precisam ser mexidos no decorrer do preparo. O cabo facilita o manuseio e proporciona maior segurança na cozinha.

Leia também:

Caçarola

A panela caçarola é extremamente útil para o preparo de ensopados, risotos, compotas e geleias, o que se deve ao fato dela ser grande e funda. Além disso, as alças laterais da panela facilitam na hora de preparar e servir os alimentos.

Caldeirão

Para preparar aquela feijoada de final de semana é importante usar uma panela bem grande e funda. Por isso a melhor opção para esse preparo é o caldeirão, que também pode ser usado no preparo de cozidos, sopas, caldos e outros pratos que demandam uma grande quantidade de ingredientes.

Frigideira funda

Como já sugerido previamente, esse tipo de frigideira não deve ser usado para frituras com pouco óleo uma vez que a tampa pode abafar o calor e produzir líquido. Devido a isso, é melhor usar esse tipo de frigideira na hora de fritar frango ou outro alimento que precisa ficar imerso na gordura.

Frigideira rasa

A frigideira rasa é indicada para preparar alimentos que não soltam líquido. Por possuir um cabo longo e fundo redondo, esse tipo de frigideira é indicado para preparo de legumes semigrelhados, farofa, ovo frito e outros tipos de fritura que não demandam grandes quantidades de óleo.

No vapor

Os alimentos cozidos no vapor costumam ter suas propriedades e nutrientes mantidos, ficando também macios e com cor mais viva, como se estivessem crus. Para preparar comida cozida no vapor a dica é usar o cozi vapore sobre uma panela com diâmetro correspondente.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: