Topo

Fondue - Receitas para Esquentar o Inverno

Comente

Se o calor e o verão combinam tanto com sorvete, nas baixas temperaturas do inverno temos as nossas receitas ideais, aquelas que combinam sabores marcantes em pratos quentes e deliciosos. Portanto, logo vem à mente aquele prato de origem suíça, degustado calmamente, aquecido com uma pequena fonte de calor e que pode ser acompanhado de um delicioso vinho: as famosas receitas de fondue.

fondueApesar das primeiras receitas datarem de 1699, a fondue ganhou destaque internacional quando chefe Conrad Egli, dos EUA, começou a servir o prato que mistura queijos fundidos com vinho no restaurante Chalet Suísse. Para complementar, foi criada também a fondue de chocolate para ser servida como sobremesa e, assim, esta receita passou a ser tão popular no inverno.

A fondue nada mais é do que acompanhamentos que espetados em um mini garfo são mergulhados em misturas de queijo ou chocolate para serem servidos. As de queijo usam como petiscos pães ou queijos diversos e são mergulhados em uma mistura de queijos e vinhos antes de serem degustados. As de chocolate usam frutas cortadas em pequenos pedaços, como banana, kiwi, morango, uva, damasco e outras que imersas a uma mistura de chocolate (branco ou preto), licor e creme de leite, formam a deliciosa sobremesa. Há ainda a fondue de carne, que usa carnes, peixes e frutos do mar como petiscos para compor o prato.

Aprenda as receitas de fondue:

Fondue de queijo

Pães e queijos diversos em pequenos pedaços. Creme: 200g de queijo gruyère, 300g de queijo estepe ou emmental, 1 dente de alho, 1 pitada de noz-moscada, 1 colher de sopa de amido de milho, 3/4 de um copo de vinho branco seco. Misture todos os ingredientes em banho-maria, coloque o creme na panela de fondue e sirva com os petiscos.

Para quem está de regime mas não quer resistir a tentação, recomendamos a receita de fondue de vegetais com queijo light, que além de saudável e leve, é muito gostosa.

Fondue de chocolate

Frutas, mashmallow e biscoitos diversos em pequenos pedaços. Creme: 400g de chocolate ao leite, 100g de chocolate meio amargo, 1 lata de creme de leite, 1 cálice de licor de amarula. Misture todos os ingredientes em banho-maria, coloque na panela de fondue e sirva mergulhando os petiscos neste creme.

Aliás, outra receita muito gostosa de fondue de chocolate é o fondue de nutella.





Comentários (2) Postar um Comentário

Neide comentou:

Nossa botox é tudo debom para nossa alto estima e belesa.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: