Topo

Dicas saudáveis para o preparo de sua comida caseira - veja

5.00 / 5 - 1
Comente

Profissionais da saúde sempre recomendam que as pessoas deixem de consumir alimentos industrializados e passem a consumir comida caseira, preparada, sobretudo, com itens naturais.

Mas além disso, é importante ressaltar que, dependendo da maneira com que a refeição é preparada, ela pode se mostrar ainda mais prejudicial à saúde do que os alimentos industrializados propriamente ditos.

Casos como os de frituras, e doces, por exemplo, estão entre os mais nocivos à saúde. E para auxiliar quem deseja adotar uma alimentação mais saudável, apresentamos a seguir uma série de dicas. Veja!

Dicas saudáveis para o preparo de sua comida caseira – veja

dicas-preparo-comida-caseira

Arroz e feijão

Para deixar o arroz mais soltinho e saboroso não precisa usar uma quantidade elevada de óleo. A dica é dourar o alho em pouco óleo, acrescentar água e só depois colocar o arroz, cozinhando-o em fogo baixo com a panela semi tampada.

A outra dica válida para tornar o prato mais saudável é a de evitar o preparo do feijão com linguiça ou bacon, pois esses alimentos o deixa com muito sódio e gordura. Se desejar um sabor diferente para o feijão, tempere-o com ervas.

Leia também:

Macarronada

É tradição finalizar a macarronada com queijo parmesão, mas, o fato é que esse alimento possui muita gordura saturada e sódio. Ao invés disso, então, procure finalizar o prato com queijo mais magro, como ricota.

Ovo frito

Quando for fritar um ovo, dê preferencia para as frigideiras antiaderentes, pois elas demandam pouca gordura para a fritura.

Estrogonofe

Para preparar o molho de estrogonofe dê preferencia para o creme de leite light, ou troque-o por iogurte natural desnatado. No caso de optar pelo iogurte coloque-o apenas no final com o fogo desligado. Evite também o uso de catchup, substituindo-o por poupa de tomate. Além disso, ao invés de usar cogumelo, que é rico em sal, dê preferencia ao champignon fresco.

Bife a milanesa

Para empanar o bife use apenas a clara do ovo, e empane o bife com farinha de aveia para deixá-lo mais rico em fibras. Ao invés de fritá-lo, leve-o para assar em uma assadeira untada, borrifando um pouco de azeite por cima. E para evitar que resseque no inicio do cozimento, cubra-o com papel alumínio, retirando o papel quando o bife estiver quase pronto, isso o deixará dourado e crocante.

Frango

Um grande erro é preparar o frango com a pele, já que ela possui muita gordura e colesterol. Por essa razão retire toda pele do frango antes de prepará-lo.

Legumes refogados

Não é preciso cortar totalmente o óleo da dieta, mas, evite o abuso. Especialistas recomendam que ninguém exceda o total de uma colher de óleo por dia, portanto, use apenas algumas gotas para refogar seus legumes.

Caldo de frango

Evite usar caldo de galinha industrializado, eles são ricos em sódio. Se em todo caso, o uso for realmente necessário, prefira os caldos light ou faça seu próprio caldo caseiro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: