Topo

Dicas para fazer um risoto perfeito

Comente

O risoto é um prato admirado por muitos, mas que esconde grandes segredos para que ele, de fato, fique próximo ao que pode ser encontrado nos restaurantes especializados. Em termos de gastos, essa não é uma receita tão cara quanto alguns pratos mais elaborados. Portanto, pode ser uma escolha muito interessante para quem deseja surpreender junto aos familiares ou aos convidados.

Confira alguns truques para acertar e fazer aquele risoto perfeito.

Escolha do arroz

Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas utilizem o arroz certo para fazer o risoto. Muitos cometem o erro de utilizar aquele arroz comum, do dia a dia. Mas existem produtos que são feitos para isso, como o arroz arbóreo ou o carnaroli. Eles liberam uma maior quantidade de amido durante o cozimento, o que ajuda a deixar o prato com aquela cremosidade característica.

Não lave

Veja também:

Antes do preparo, não é recomendado lavar o arroz, como é feito quando são feitos outros pratos com este alimento. O motivo é, novamente, o amido, que é muito importante para que o risoto chegue no ponto perfeito.

Caldo caseiro

O caldo temperado é importante para que o risoto fique saboroso. Existe uma receita simples e clássica de caldo caseiro que pode ser feita rapidamente: em 1 e ½ litro de água, junte 1 talo de alho-poró, 1 cebola, 1 ramo de alecrim e 1 cenoura. Leve para ferver e coe. Guardado no congelador o caldo dura até dois meses.

O ponto correto

No decorrer do cozimento, as pessoas podem ir experimentando para saber se o arroz chegou no ponto desejado. Ele deve ficar al dente, ou seja, cozido, mas firme ao morder. Nas primeiras tentativas, é bom que as pessoas experimentem com mais frequência para garantir que os grãos não passem do tempo.

Panela correta

A panela do risoto deve garantir que o calor do fogo chegue em mais pontos do arroz, o que indica que ela deve ser uma panela funda e com uma espessura grossa. Caso o fundo seja muito fino, a possibilidade do arroz cozinhar mais do que deve é grande.

Acertando na finalização

Assim que desligar o fogo e se preparar para servir, ainda é possível fazer algumas coisas para que o prato fique perfeito. Adicione manteiga para que ele fique mais cremoso. E caso o arroz tenha ficado muito seco, é possível colocar um pouco mais de caldo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: