Topo

Dicas para fazer um churrasco gostoso e barato

Comente

O churrasco se tornou uma das grandes paixões nacionais. O prato existe ao redor do mundo inteiro, por isso não pode ser classificado como algo genuinamente brasileiro. Mas muitos especialistas em gastronomia afirmam que o churrasco que é feito no Brasil acabou se tornando um dos melhores do mundo. 

Basicamente chama-se de churrasco qualquer refeição que tenha como base a carne assada utilizando o calor da brasa ou da fumaça. O que acaba mudando, de país para país ou de região para região, são as carnes utilizadas neste preparo e também a forma como o churrasco é feito.

No Brasil, o sul do país acabou se tornando a principal referência quando o assunto é churrasco. Basicamente a carne é assada na brasa do carvão, em estruturas churrasqueiras que geralmente são feitas de material de alvenaria. Carnes nobres costumam ser utilizadas no preparo. 

Dicas para fazer um churrasco gostoso e barato

Veja também:

O churrasco também acabou se tornando a refeição preferida das reuniões de familiares e de amigos. Isso porque o ato de assar a carne conta com rituais que permitem com que as pessoas fiquem juntas, acompanhando o preparo e até mesmo petiscando antes que a comida realmente chegue na mesa. 

Mas, em tempos de crise, nem sempre é possível fazer um churrasco com as carnes mais nobres do mercado. Confira algumas dicas para fazer um churrasco gostoso e barato:

Cuidado com o desperdício

Está pensando em reunir a galera para um churrasco? É fundamental fazer as contas para evitar o desperdício. Um cálculo que costuma ser feito e que raramente falha é calcular 400 gramas de carne para cada adulto presente.

Faça trocas inteligentes

Cortes mais caros, como a picanha, geralmente brilham nos churrascos. Mas nem sempre elas são essenciais. Existem algumas trocas que podem ser feitas. A fraldinha ou o contra-filé, por exemplo, podem ser utilizados no preparo de um bom churrasco. Coxinha da asa, barriga de porco, pernil, bisteca e linguiça toscana são outros exemplos de ingredientes que ficam perfeitos no churrasco.

De olho nos acompanhamentos

Não é só de carne que é feito um bom churrasco. Os acompanhamentos também são muito importantes. Além da tradicional salada de batatas com maionese, existem outros acompanhamentos interessantes que reduzem os gastos com a carne propriamente dita, como um arroz à grega ou ainda uma farofa de ovos. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: