Topo

Dicas para cozinhar em banho Maria

Possivelmente a maioria das pessoas já ouviu falar da técnica de cozinhar em Banho Maria... na sequência você confere a diferença e algumas dicas para...
Publicidade
Comente

Possivelmente a maioria das pessoas já ouviu falar da técnica de cozinhar em Banho Maria, em algumas receitas essa é uma estratégia obrigatória para que tudo saia perfeito, entretanto, o que muitas pessoas não sabem é como colocar a técnica em prática e em que ocasião ela deve ser utilizada, pelo que na sequência esclareceremos algumas dúvidas relacionadas ao assunto.

Dicas para cozinhar em Banho Maria

dicas-para-cozinhar-em-banho-maria
O banho maria tradicional é um método de aquecimento lento e uniforme para receitas liquidas ou solidas de modo a evitar que o alimento passe por um aquecimento excessivo no contato direto com o fogo, assim sendo, a água do banho maria não deve ultrapassar os 100ºC.

O método de Banho Maria mais conhecido é realizado a partir do aquecimento em forno e fogão, entretanto, existe também a técnica de Banho Maria gelado, na sequência você confere a diferença e algumas dicas para preparar cada um deles.

Banho Maria de fogão

Para preparar o alimento com a técnica do Banho Maria, é necessário usar um recipiente de inox, vidro ou uma panela pequena, esta por sua vez, deverá ser inserida dentro de outra panela contendo água quente, o objetivo é aquecer o conteúdo da panela menor sem que seu recipiente primário tenha contato direto com o fogo. Em se tratando de alimento delicado como o caso do Chocolate, a dica é evitar que o vapor entre em contato com o alimento.

Banho Maria de forno

Publicidade

Em se tratando de Banho Maria de Forno, a técnica é praticamente a mesma, a diferença é que as panelas geralmente são substituídas por formas. Uma dica válida é utilizar essa técnica no preparo de pudins ou outras receitas rica em ovo.

Banho Maria de gelo

Esse método é o menos conhecido, sendo exatamente o processo inverso dos demais, a técnica é utilizada para um resfriamento rápido de determinadas receitas, e consiste em depositar a vasilha contendo o preparo quente em outra contendo água gelada ou gelo. A dica é utilizar essa técnica em preparos de iguarias como creme inglês ou molho de baunilha que ao chegar no ponto certo de preparo deve ser esfriado rapidamente a fim de evitar coagulação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: