Topo

Conheça os tipos e cortes de carne para churrasco ou para aquele bife do dia a dia

Comente

A maioria dos brasileiros aprecia um prato bem elaborado e acompanhado de um belo pedaço de carne, entretanto, nem todos possuem grandes habilidades nesse sentido. Para esses, a nossa principal dica é a de que o preparo de uma boa carne começa logo na escolha do corte, por isso mesmo, decidimos trazer na sequência algumas dicas que podem ser úteis a quem deseja se aventurar nesse sentido. Confira!

Conheça os tipos e cortes de carne para churrasco ou para aquele bife do dia a dia

Antes de qualquer coisa é importante dizer que tomaremos a carne bovina como exemplo para as informações a seguir.

Acém

acem

O Acém é o pedaço maior e mais macio da parte dianteira do boi, sendo também uma parte consideravelmente magra. Seu uso é recomendável para se fazer bifes de panela, refogados, assados, cozidos, picadinhos, ou ensopados.

Alcatra

alcatra

Em se tratando do traseiro bovino a alcatra é a melhor parte. Ela fica localizada na parte interna da coxa e se divide basicamente em duas partes essenciais. A primeira delas é a ponta da alcatra, que é ideal para bifes, a segunda é classificada tão comente como alcatra, e é excelente para assados, grelhados e até mesmo churrasco com espeto.

Picanha

picanha

A picanha é também considerada uma parte da alcatra, entretanto, ela é mais triangular, além de possuir boa quantidade de gordura, grande maciez e sabor extremamente acentuado. O preparo da picanha é consideravelmente fácil, ela é excelente para assados, bifes e churrascos.

Contrafilé

contrafile

O contrafilé é uma parte proveniente do lombo do boi, ela geralmente é macia, redonda e firme, além de possuir um sabor bastante acentuado, a exemplo da picanha. Esse corte é ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, assados, e até mesmo o bom e velho churrasco no espeto.

Leia também

Maminha

maminha

Esse é um dos cortes mais macios do boi, e também faz parte da alcatra, ele pesa em média 1,5 kg e costuma ser muito suculento. Seu uso é recomendado para o preparo de bifes bem passados, assados, grelhados e, principalmente, para churrascos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: