Topo

O que você precisa saber para preparar um bom churrasco

Dicas para o churrasco do final de semana
Publicidade
Comente

Na hora de reunir os amigos para um final de semana ou mesmo durante uma comemoração em família, talvez nada mais seja tão tradicional quanto o preparo de um belo churrasco, isso porque esse é o tipo de alimento que combina com praticamente qualquer ocasião, além de agradar a grande maioria da população brasileira.

Esse tipo de alimento se tornou tão popular e desejado no País que o simples fato de ler sobre ele já é algo capaz de aguçar a vontade de comer agora mesmo um bom assado, mas, resista firme, a sequência desse artigo reservará a você algumas dicas imprescindíveis para preparar com maestria um bom churrasco.

O que você precisa saber parar preparar um bom churrasco

como-preparar-um-bom-churrasco

Primeira dica – O segredo é a brasa

Publicidade

A primeira coisa que um bom churrasqueiro precisa saber é que o fogo não vai assar a carne e sim queimá-la, por isso, o que deve ser utilizado para assá-la é a brasa e não o fogo como ainda alguns poucos acreditam. Para que o churrasco comece bem, o ideal é preparar um braseiro excelente, o sucesso da empreitada dependerá disso.

Existem, na atualidade, produtos especificamente orientados ao preparo da brasa, entretanto, é possível conseguir obtê-la combinando um pedaço de papel toalha e óleo de cozinha, para isso, basta entumecer com óleo o papel toalha e inseri-lo abaixo do carvão, ateando fogo na sequência, vale ressaltar que em hipótese alguma deve-se utilizar álcool, gasolina, ou outro produto dessa natureza para esse objetivo, além dos riscos envolvidos, a carne poderá ter seu sabor alterado por essas substâncias.

Segunda dica – O corte da carne

Embora poucos saibam, um bom churrasco passa também por um bom corte da carne, sendo que, o ideal é cortá-la no sentido transversal ao da fibra, tanto na hora de prepará-la quanto no momento de servi-la já assada.

Terceira dica – uma Sugestão de ouro para manter o sabor

Publicidade

Uma dica especial para manter o sabor da carne enquanto assa é deixá-la bem próxima da brasa pelo período de 3 minutos cada lado, dessa forma, será criada uma película capaz de manter o líquido e reter o sabor e propriedades da mesma, depois desse período, o churrasqueiro já pode deixá-la na altura normal para que termine de ser assada.

Leia também:

Quarta dica – Saber escolher a carne

Escolher uma boa carne para o preparo do churrasco é meio caminho andado para o sucesso na empreitada, por isso, o ideal é comprá-la em um local onde o açougueiro seja de confiança, principalmente se o responsável pelo churrasco não tem tanta experiência na hora de escolher as melhores peças, pois assim, o profissional poderá orientar de maneira honesta quanto à melhor carne para a ocasião, levando em consideração cada aspecto desejado.

Quinta dica – Saber o tempo ideal de cada carne

Embora esse seja um fator que somente os mais experientes dominem com precisão, é possível ao longo de poucas “Churrasqueadas” entender o timing ideal de cada peça. De maneira preliminar estima-se que uma peça inteira gaste cerca de 40 minutos para ser assada em condições ideais no que diz respeito à potência da brasa e altura da carne, enquanto que carnes de porco e frango gastam em torno de 50 minutos para ficarem prontas nas mesmas condições. Peças em postas, coraçõezinhos, tomates e berinjelas normalmente ficam prontas em cerca de 20 minutos.

Sexta dica – O tempero ideal

Pode haver quem discorde, mas o melhor tempero para um bom churrasco ainda é o bom e velho sal grosso, ele é o grande responsável por dar o ponto certo de salgamento e sabor à carne. Vale ressaltar que para que tudo ocorra perfeitamente, o sal grosso não pode estar úmido.

Informações adicionais para um bom churrasco

O cálculo ideal de carne para um churrasco é de 300 g a 500 g de carne para cada um dos homens e 200 g a 350 g para cada uma das mulheres, além disso, é importante deixar pronto antes mesmo de dar início ao processo de preparo, a churrasqueira, as tábuas de corte, as facas, o óleo, o papel toalha (também pode ser pão velho ou estopa), o sal grosso, o carvão e as vasilhas que comportarão a carne tanto antes, quanto depois de assadas. Depois de tudo pronto, é hora de finalmente colocar a mão na massa e “mandar brasa”, literalmente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: