Topo

Dicas para fazer um churrasco perfeito

Publicidade
3.50 / 5 - 4
Comente

Juntar amigos, cerveja e churrasco é algo excelente, não é verdade?  E não existe nada melhor do que este trio em finais de semana, feriados e no verão. Se isto tudo for a beira de uma piscina melhor ainda. E para não se fazer feio na churrasqueira e um verdadeiro fiasco para os convidados, a seguir daremos algumas dicas de um time de especialistas que revelaram os segredos do melhor churrasco, que vão desde o carvão ideal até mesmo a melhor maneira de se temperar, grelhar e dar o ponto certo ao servir as carnes. Veja a seguir algumas dicas bem interessantes para a realização do melhor churrasco possível e o melhor aproveitamento dos produtos.

Primeiramente a churrasqueira, um bom churrasco deve ser feito á base de carvão, esqueça as churrasqueiras elétricas e prefira aos de tijolinhos ou inox, que tenha uma boa exaustão e 30 cm de fundura para que a carne não queime. Entre as grelhas procure preferir as em formato de V. Estas deverão ser feitas de aço ou alumínio e ter hastes mais grossas que permitem que a gordura escorra.

Quando o assunto é o carvão, procure optar pelo vegetal, preferencialmente de eucalipto que oferece um aroma interessante á carne. Ele deverá ser bastante graúdo, e nunca leve para a casa as que se esfarelam facilmente.

Publicidade

O álcool deverá ser utilizado para cada saco de carvão meio litro com 92% de concentração, o álcool para limpeza não serve, podendo inclusive ser tóxico para a carne.

Como utensílios básicos utilizar os espetos, facas de chef bem afiadas e sem serras, chaira para afiar as facas, garfos longos de dois dentes e também pinça grande para içar as carnes da churrasqueira deverão ser de materiais como alumínio ou inox, que não enferrujam. As queridinhas dos gourmets são a Tramontina e a Mundial. E ainda para cortar as carnes e demais ingredientes basta utilizar uma tábua de madeira ou também de polietileno.

As grandes estrelas do churrasco são as carnes, e se você errar na hora de escolher se danou. As carnes de boa qualidade possuem o chamado marmoreio, fibras brancas que entremeiam a carne. É a garantia de carnes macias e suculentas quando prontas. Na hora de se comprar as peças, procure prestar á atenção na data de validade do produto e a sua procedência. Os melhores produtores de carne estão nos estados do Mato Grosso e São Paulo, procure observar a aparência destas carnes, pois quanto mais vermelhas e brilhosas estiverem e quanto mais branquinha estiver a gordura que reveste melhor são.

Publicidade

As carnes mais escuras e opacas deverão ser descartadas. A picanha possui algumas particularidades, deve ter uma capa de gordura branca em torno de meio centímetro de espessura. E no caso do porco, mesmo a linguiça e do cordeiro, preste atenção na cor da carne, quanto mais rosada ela for melhor. Compre carnes no próprio dia do churrasco.

Os cortes mais indicados para as carnes são a picanha, fraldinha (que não é muito macia porém o sabor é excelente), a maminha (que para muitas pessoas é a grande estrela do churrasco além de saborosa é bastante barata comparando com picanha), alcatra(que seu miolo é delicioso e também poderá substituir a picanha se o objetivo for economizar), a costela e o contrafilé também são bastante indicados. Outros cortes são interessantes para churrascomo como o bife de chorizo, o T-bone, o bife ancho, o ojo de bife e a bisteca.

Já para o frango, a sobrecoxa é a melhor parte, pois a carne fica úmida e a pele crocante. Outras opções interessantes são as asinhas e também o coração.

Já a carne de porco e a linguiça não podem faltar, a costelinha tampouco, quanto mais perto do osso a carne estiver melhor, pois ficará mais úmida e saborosa, a paleta de porco também é muito saborosa e barata.

Já o cordeiro nem todo mundo gosta, porém é uma das melhores para se assar, o pernil, a paleta e a costeleta são os melhores cortes e mais saborosos.

Os peixes também são uma boa pedida, anchova, tainha, robalo, garoupa e namorado são ideais a sardinha na brasa é um clássico português.

Uma boa dica, quando o assunto for o contrafilé, procure preferir o argentino, que é o mais macio devido ao tipo de gado criado no país. Se tiver apenas nacional, procure a etiqueta “angus” ou “brangus” que são as raças bovinas mais indicadas. Nunca utilize carnes como patinho, lagarto e acém em um churrasco, pois são muito fibrosas e dificilmente ficam macias. Apesar de mais gostoso o filé mignon também não é muito interessante e recomendado por ser uma carne magra e com pouco suco, esta fica melhor em pratos que forem acompanhados com molhos como gorgonzola.

As quantidades de carne devem ser calculadas, entre 300g e 500g de carne, em média, por pessoa tirando as linguiças, asinhas de franco, corações, entre outros acompanhamentos. Ou também opte por 1kg de carne por pessoa, incluindo todos os tipos.

Existem aplicativos para celular que ajudam de maneira muito interessante a calcular as quantidades de carnes, bebidas, carvão, entre todos os produtos utilizados em um churrasco, segue também algumas sugestões:

O churrascômetro, realiza cálculos através de médias sugeridas por churrasqueiros profissionais para um churrasco que tenha duração de até quatro horas. Está disponível no App Store e no Google Play. O melhor é que será gratuito.

Já o Guia do Churrasco, traz diversas informações sobre os cortes, cálculos de carnes e bebidas, listas de itens essenciais e até mesmo a história sobre o churrasco e sua tradição. Está disponível apenas na App Store e é gratuito.

Quanto aos temperos, se acaso as carnes estiverem congeladas, é necessário se retirar a peça do congelador um dia antes de preparar, e a guardar na geladeira para descongelar devagar e não acumular líquido. Uma hora antes de temperar deixe em temperatura ambiente.

A gordura não deve ser removida pois torna as carnes mais saborosas, e procure temperar apenas com sal grosso que fica uma delícia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: