Topo

Confira os segredos para obter uma farofa molhadinha e saborosa

Comente

A Farofa pode ser considerada como um dos acompanhamentos prediletos dos brasileiros para os mais vaiados tipos de preto. Também é considerado como um alimento típico daqui, uma vez que dificilmente as pessoas vai conseguir encontrar farofa quando comer em outros países. Também costuma ser uma das estrelas das ceias dos festejos de final de ano.

Basicamente a farofa é um prato que se utilize da farinha de mandioca como base, e pode levar uma grande quantidade de ingredientes. Ele também pode ser feito com outros tipos de farinha e até mesmo com alguns tipos de leguminosas.

De uma forma geral, fazer farofa não parece ser uma tarefa complicada, pelo menos no primeiro olhar. Mas, como é um prato que é feito basicamente com farinha, errar também acaba sendo algo fácil durante o preparo. Caso as pessoas não consigam escolher os ingredientes e as quantidades corretas, a farinha pode simplesmente ficar muito seca ou com pouco sabor.

Confira os segredos para obter uma farofa molhadinha e saborosa

Veja também:

Confira algumas dicas para não errar na hora da farofa:

Fogo baixo

A farofa nunca deve ser levada ao fogo alto, caso contrario a farinha poderá torrar rapidamente. O ideal é sempre mexer a farofa em um fogo baixo, de preferência em uma panela com fundo reforçado e revestimento antiaderente. Dessa forma, ela não vai grudar no fundo e o calor vai se dissipar de uma forma por igual.

Umidade é o segredo

A umidade da farofa é o grande segredo para que ela se torne realmente saborosa. E isso geralmente acaba sendo obtido com alguns tipos de gorduras que podem ser utilizados durante o preparo. O azeite de oliva, por exemplo, costuma apresentar um excelente resultado na farofa como um todo. A manteiga também pode ser interessante, deixando a farofa com uma cor mais amarelinha. E a gordura presente e em alguns outros itens que podem ser utilizados também ajuda, como linguiça e bacon.

Não erre nos temperos

O sal é fundamental para que a farinha pegue o gosto dos outros ingredientes da farofa. Além disso, existem alguns outros temperos que também podem ser utilizados. O tradicional refogado de cebola e alho também é uma boa pedida. Apenas é preciso tomar cuidado com aqueles temperos que costumam queimar muito rápido, pois a farofa precisa ficar no fogo um tempo até que a farinha absorva a umidade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: