Topo

Aprenda fazer clara em neve perfeita com dicas simples e práticas

Comente

A maioria das pessoas gosta de comer suflê, bolo fofinho, mousse, pudim de claras, entre outras coisas, porém na hora de preparar esses alimentos dá um certo medo, especialmente devido às claras em neve.

Se você tem uma receita que leva esse tipo de ingrediente e tem medo de preparar por não saber o ponto certo ou pelo trabalho que dá, portanto, não se preocupe, pois existem alguns truques que podem te ajudar nessa parte da receita. Confira!

Dicas para fazer a melhor clara em neve para as suas receitas

Aprenda fazer clara em neve perfeita com dicas simples e práticas

Separe as claras das gemas

É possível que as claras em neve não deem certo mesmo antes de batê-las. Isso pode acontecer bem no início, na hora de separar as gemas das claras, portanto, tenha muito cuidado nessa hora, pois mesmo um pingo de gema na mistura pode interferir no processo químico que cria as claras em neve. Além disso, dependendo da quantidade de gemas na mistura, será impossível ter claras em neve satisfatoriamente firmes.

Sem água ou sujeira nas tigelas

Veja também:

Antes de separar as claras das gemas, seque muito bem a tigela onde você vai bater as claras. Isso porque qualquer traço de óleo ou detergente no recipiente pode fazer com que a mistura leve mais tempo para chegar no ponto certo.

Usar bicarbonato de sódio

Algumas pessoas gostam de turbinar a receita com bicarbonato de sódio ou sal para formar a espuma desejada. Porém, é necessário muita atenção a esses aspectos, pois só precisa de uma pitada, ou seja, pouca coisa, do contrário irá comprometer o sabor do prato.

Sempre em último lugar

As claras em neve não são algo que você possa preparar antes da receita para usar somente quando necessário. Por isso, quando bater as claras em neve use-as o mais rápido possível para que não murchem.

Para não perder o ponto

Dependendo o tipo de receita o ponto da clara em neve pode variar, mas a mais simples é o ponto de espuma, onde as claras são batidas de leve e é possível ainda ver o líquido debaixo da espuma.

A instrução "bata até formar picos moles" ou "em ponto de neve", também é muito comum em receitas de bolos. Esse ponto é quando você levanta a ponta da espuma com um garfo e ele cai um pouco mole. Esse tipo de clara em neve possui uma espuma brilhante e resistente, no momento em que levanta o batedor, ela já cai em bloco e a espuma não se mexe quando você movimenta a tigela.

Seja delicado ao lidar com as claras

No momento em que for adicionar as claras em neve a uma massa, seja rápido, porém, delicado, caso contrário, a espuma pode perder o ar em que foi aprisionado durante o processo e todo o trabalho termina perdido. Um exemplo: em caso de preparo de bolo, sugere-se incorporar as claras como se estivesse "dobrando" a massa, com a ajuda de uma espátula.

E então, o que achou das dicas? Acha que elas podem ser úteis no dia a dia? Fique à vontade para deixar opiniões e sugestões nos comentários.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: