Topo

Aprenda deixar a carne vermelha mais saudável com 7 dicas simples e práticas

Comente

A carne vermelha é uma das mais consumidas no Brasil, de modo que, seja assada, cozida, grelhada ou frita, ela está presente diariamente no prato brasileiro. E como hoje existem muitas controvérsias sobre o consumo de carne vermelha, enquanto não se sabe ao certo o quão bem ou mal ela faz, o ideal é procurar prepará-la de forma mais saudável. Então confira a seguir algumas dicas de como fazer isso em sua casa.

Dicas para preparar a carne vermelha de forma mais saudável

Aprenda deixar a carne vermelha mais saudável com 7 dicas simples e práticas

Carne assada

Uma das melhores formas de preparar a carne vermelha é assada, pois com esse tipo de preparo não se usa adição de óleo, por isso é considerado o preparo mais saudável. A carne assada em churrasqueira também é saudável, desde que seja consumida ao ponto, nunca mal ou bem passada. No caso de carne bem passada, a casquinha de queimado que se forma por cima da carne é extremamente tóxica para as nossas células, por isso não é indicada.

Carne cozida

Mesmo que a carne perca parte de seus nutrientes ao ser cozida, ainda é uma das melhores formas de ser preparada, uma vez que ela é um tipo de carne resistente e que não sofre uma perda significativa dos nutrientes.

Veja também:

Carne preparada no vapor, sofre ainda menos agressão, porém, leva mais tempo para ser preparada. Caso tenha pressa e não queira perder os nutrientes da carne, portanto, o ideal é cozinhar e reaproveitar a água do cozimento para preparo de molho ou risoto.

Use água para fritar

Sabemos que a fritura não é o ideal para nossa saúde, portanto, deve ser evitada. Mais saiba que é possível preparar um belo bife frito na água, basta usar algumas colheres de água e fritar em uma frigideira antiaderente.

Evite preparos à milanesa

Por mais que esse seja um prato saboroso, ele não é o ideal para a saúde, já que além de ser preparado em imersão de óleo ainda leva farinha de trigo e ovo para empanar deixando ele ainda mais calórico. Se mesmo assim desejar comer o bife dessa forma uma vez ou outra o ideal é que seja frito em óleo vegetal e sem deixar que ele aqueça de mais para que não sofra grandes alterações.

Carne de soja

Uma forma de deixar a carne moída mais saudável é adicionar uma porção de carne de soja ao preparo, sem deixar que o sabor seja alterado. A soja é uma ótima opção, pois não tem gordura saturada e deixa o prato menos calórico.

Enriqueça a carne com legumes

Outra ótima opção de preparo saudável de carne vermelha é adicionar legumes ao preparo, o que inclui brócolis, batata, cenoura, vagem, entre outras. Para que uma refeição com carne e legumes fique completa, é só acrescentar uma porção de arroz integral, pois ele é um carboidrato complexo que tornará o prato de qualidade.

Evitar carne crua

Tome cuidado ao consumir carne crua ou mal passada, pois isso é muito perigoso, sendo um grande risco de contaminação que levam a contrair doenças como toxoplasmose ou teníase. Na hora de comprar a carne fique atento a higiene do local, o profissional que a cortou e onde ela foi armazenada.

Na hora do preparo, lave bem as mãos e utilize sempre utensílios devidamente higienizados. Assim que a carne estiver pronta, coloque-a na geladeira para que a temperatura seja mantida até o momento de servir.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: