Topo

A Maionese na Culinária

1.00 / 5 - 1
Comente

MaioneseA Maionese é feita com ovos e óleo, com a forma de emulsão é um molho e pode ser condimentado com vários tipos de tempero. A maionese já era conhecida nas ilhas Baleares. Em 1756 a França toma poder na ilha e o cozinheiro Duque de Richelieu conheceu este molho na ilha e resolver emulsioná-lo a frio e vender no comércio. Foi um sucesso e resolveu batizá-lo de Mahonaise, em homenagem a cidade de ilha de Baleares, a cidade de Mahón.

Os ingredientes básicos utilizados na maioria das receitas de maionese são ovo, óleo de oliva, limão, vinagre e sal. Pode-se ainda acrescentar mostarda, alho e pimenta do reino para criar variações.

Nos supermercados temos versões light da maionese com menos calorias que as normais. Tradicionalmente a maionese é preparada com gemas de ovos crus, mas em cozinhas profissionais de hoje em dia é preparada com gema de ovo cozido, e depois é resfriada ate voltar à temperatura ambiente, e só depois utilizar no preparo da maionese. Isto se deve a preocupação com o desenvolvimento de bactérias presentes no ovo cru.

A maionese pode ser utilizada para criar outros molhos como o Aioli. No Japão a maionese pode ser misturada com wasabi ou chili. A maionese pode ser também utilizada como acompanhante de pizzas, batatas fritas.

A maionese é alvo de preocupação por ser suscetível a presença da salmonella, uma bactéria que provoca febre entérica, septicemia e gastroenterite. Sendo assim a maionese deve ser fechada hermeticamente depois de preparada, e após aberta deve ter mantida no refrigerador, e por não mais de 30 dias.

Se você for preparar uma receita, tem grande chance de a maionese estar presente nela, porque é um molho delicioso que combina com muita coisa. Se você quer aprender a preparar mais receitas procure pela internet por receitas de maionese e centenas delas aparecerão, como esta aqui: maionese natural, maionese caseira, salada de maionese vegana, maionese de soja, salada de maionese com camarão, maionese de atum, maionese verde, maionese de erva e muitas outras.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: